Veja como foi a Essa é a Nossa Vida 2016, abertura do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura

Por Redação - 21 Mar 2016 - 08h25

No  final de semana de 12 e 13 de março se realizou a 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura 2016, evento que fez parte do calendário comemorativo do aniversário da cidade de Gaspar.  A prova foi organizada pela Essa é a Nossa Vida Aventura e teve como base o Parque Aquático Recanto Verde.

Os 138 atletas aventureiros de todo sul do Brasil, praticaram modalidades como mountain bike, trekking, canoagem, canyonning, e  navegação com  mapa e bússola com cartas de 1:50000 e 1:25000.

A categoria Expedição largou no Biergarten em Blumenau às 23:15 h de sábado e percorreram 11km de canoagem no Rio Itajaí Açú, desembarcando na margem esquerda próximo ao Restaurante Junckes e seguiram por 17km de trekking por trilhas até a Cascata Recanto Verde.

As duas primeiras equipes a saírem do rio foram os quartetos Nossa Vida e Paz na Terra. Essas equipes perderam um pouco de tempo para achar alguns Pcs e acabaram se atrasando, então desde a saída do rio houve algumas trocas de posições  entre as equipes. Já na Cascata, fizeram a transição para suas bicicletas percorrendo trechos na Carolina e ao redor do Morro do Cachorro, podendo optar por escolher 20km a 50km de Mountain Bike.

Nesse trecho a liderança ficou com os gaúchos da equipe Krakatoa que acabaram mantendo até o final, seguidas pela paranaense Guartelá e a catarinense Chivunk tendo uma grande disputa entre as 8 primeiras equipes.

A equipe campeã geral desse percurso foi a dupla Eco Race de Brusque, que foi a única a buscar um PC bônus no topo do Morro do Cachorro, que tem mais de 800m de altitude (sendo que saíram de 100m). Eles estavam a quase todo momento em 6° lugar geral e no fim arriscaram essa estratégia que nenhuma equipe optou (pois a prova tinha horário limite, onde a equipe que chegasse depois das 11da manhã recebia 30 minutos de penalização e se chegasse depois do meio dia era desclassificada).

Já na categoria Aventura, aconteceu a largada de trekking às 7 h da manhã de dentro da cascata para as trilhas, onde as equipes tiveram alguns contratempos na navegação por estarem num emaranhado de trilhas. Depois de 7km percorridos, pegaram suas bicicletas e foram para uma volta de 18km na Carolina e fizeram ainda uma caminhada até uma cachoeira secreta no Vale da Fumaça onde todos ficaram encantados e refrescados depois de um mergulho na piscina natural dessa cachoeira secreta.

Após 3 horas e meia a equipe Infantes, que também é de Brusque, levou a melhor travando uma disputa difícil com a dupla KML de Jaraguá do Sul que ficou em 2° lugar. E o 3° lugar ficou com uma das duplas da grande equipe de Curitiba, Os Pamonhas.

Na formação Duplas Mistas, a novata Lions venceu, seguida pela dupla Parceria de Getúlio Vargas e pelos Pamonhas Adventure Mix.

Dando um parágrafo aos Pamonhas, dirigida por Ricardo Po e Daniel Travelin, nessa etapa eles trouxeram 14 atletas e comentaram que ainda tem mais interessados. Parabéns a esse grande time, que tem uma ótima iniciativa com o nosso esporte.

Todos atletas ficaram muito felizes e elogiaram muito o evento. Adoraram muito a região e confirmaram que tem um potencial muito grande para o esporte na natureza.

E ainda pra tentar buscar ainda mais adeptos ao esporte, foi montado um percurso de 8km de bike mais 2km de trekking com mapa de 1:20000 com uma planilha facilitadora.

"Não conseguimos fazer uma boa divulgação como queríamos, mas acho que os organizadores das próximas etapas deveriam manter essa categoria, pois assim que divulgássemos mais nas escolas, universidades, clubes e outros, seria muito interessante as pessoas provarem a Aventura", disse Jonas Junckes Diretor Técnico da etapa.

A segunda etapa do Circuito Catarinense acontecerá em Guabiruba nos dias 18 e 19 de Junho.

O evente teve parceria da Prefeitura Municipal de Gaspar, Fundação Municipal de Esportes de Gaspar, Free Force Brasil, Nitrix, Probiótica, Nossa Forma Shop, Liliane Theis, Goedert Festas, Tempo Eventos, Coperpão, Bike Center Gaspar, Junckes Restaurante.

Serviço
Essa é Nossa Vida 2016
12.03.2016
Redação
Por Redação
21 Mar 2016 - 08h25 | sul | Corrida de Aventura
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
Cadastro
Cadastre seu email e receba as noticias automaticamente no seu email diariamente
Redes Sociais