O final de semana será bastante movimentado no mercado de corridas fora do asfalto. De corridas totalmente em estradas de terra, outras em percursos mistos e as mais exigentes nas montanhas, haverá eventos para todos os públicos, mas todos com o mesmo propósito: sair da cidade e usufruir do esporte em meio à natureza, enfrentando as dificuldades e imprevistos do terreno e clima.
Em terras brasileiras teremos as seguintes provas:
– Mountain Do Costão do Santinho (SC);
– 3ª etapa do Circuito Brasileiro 42K, no Jalapão (TO);
– 50 Milhas da Chapada, Chapada dos Veadeiros (GO);
– Naventura Serra da Bodoquena, Bonito (MS);
– XC Run Itaipava (RJ);
– KTR Campos do Jordão (SP).
E no exterior, duas provas se destacam (ambas são referências no esporte e fazem parte do UTWT – Ultra-Trail World Tour – o circuito mundial de trail running):
– The North Face Lavaredo Ultra Trail
– Western States 100-Miles Endurance Run.
História – A corrida a pé Western States foi criada a partir de uma prova à cavalo. Em 1955 cinco homens percorreram a trilha de mesmo nome de Taho a Auburn, provando que os cavalos poderiam percorrer 100 milhas em um dia e foi então criado uma competição anual que percorria o mesmo trecho entre as duas cidades.
Em 1974 um veterano da competição se colocou à prova para ver poderia completar o percurso a pé e 23h42m depois, Gordy Ainsleigh provou que um corredor também poderia fazer 100 milhas em um dia.
A prova foi oficializada em 1977, quanto 14 homens de 4 estados participaram da 1ª Western States Endurance Run, que aconteceu em paralelo a corrida de cavalos, chamada Tevis Cup Ride. No ano seguinte houve um aumento no interesse pela corrida a pé, causando a separação das duas competições.
Em 1979 a Western States reuniu 143 participantes de 21 Estados norte-americanos e desde então as vagas são preenchidas rapidamente, sendo que a participação não é fácil. É preciso participar de provas qualificatórias e entrar num sorteio, assim como o UTMB.