A organização do Congresso Internacional de Medicina & Ciência em Esportes de Ultra-Endurance dá um passo importante e realizará sua 3ª edição em paralelo ao UTMB – Ultra-Trail du Mont-Blanc – o maior evento de trail running do mundo. A união dos dois eventos trará um grande benefício para o esporte e ajudará na melhora do desempenho e na qualidade de vida dos atletas que levam seu corpo ao extremo.
Leia abaixo a carta do presidente do comitê médico da ITRA, Dr. Patrick Basset:
"Nos esportes outdoor, as últimas décadas foram marcadas pela rápida evolução dos formatos de corridas de endurance, independente da disciplina: ciclismo, corrida, triatlon, vela, corridas de aventura… Em sua busca sem fim por novas sensações e novos desafios no ambiente natural, os atletas alcançam novas fronteiras.
Corredores, por exemplo, se movem cada vez mais rápidos para o estágio seguinte, de corridas de 10 quilômetros para a meia-maratona, e então para as maratonas. Cada vez mais pessoas descobrem novos horizontes em ambientes naturais através do trail running. As distâncias aumentam e as trilhas se tornam mais íngremes. Até alcançar as corridas de ultra-endurance, onde terminar uma Ultra-Trail se torna o objetivo final, aliados a meses de preparação.
Desde 1º de novembro de 2015 a IAAF (International Association of Athletics Federations) reconheceu o trail running como uma nova modalidade atlética. Organizadores precisam se adaptar às restrições ambientais devido aos locais cada vez mais remotos. Eles têm de fornecer um quadro adequado e mais profissional, a fim de cumprir com as normas de segurança, de saúde e de apoio.
Essa evolução tem de ser guiado por um melhor conhecimentos das consequências sobre a saúde dos atletas que praticam este tipo de esporte de ultra-resistência. O Dr. Marty Hoffman foi um dos primeiros pesquisadores a explorar este aspecto, no contexto das 100 milhas Western States Endurance Run – a corrida mais antiga a pé de 100 milhas em ambiente natural.
Ele organizou as 2 primeiras edições do Medicine & Science in Ultra-Endurance Sports Conference na Califórnia. O Comitê de Medicina da ITRA (International Trail-Running Association), que agora reúne esforços de pesquisas no campo do trail running em todo o mundo, e seu presidente Dr. Patrick Basset, tem o prazer de convidá-lo para a terceira edição da Medicine & Science in Ultra-Endurance Sports Conference. Este evento será realizado de 21-23 agosto de 2016 em Chamonix, França, simultaneamente com a UTMB®, uma das mais prestigiadas corridas em trilha do mundo. Mais de 8.000 atletas vão correr em torno do Mont-Blanc nesta ocasião.
Nosso objetivo é sensibilizar a opinião pública para os esportos de ultra-resistência, analisar as consequências sobre o corpo humano e partilhar os resultados da investigação médica para promover discussões sobre as questões de saúde relacionadas com o exercício de ultra-resistência, e para capacitar e informar os profissionais de saúde que estão envolvidos nesta disciplina.
Além disso, uma Fundação para a Medicine & Science in Ultra-Endurance Sports será oficialmente lançado nesta conferência. Esta instituição terá como objetivo apoiar os esforços de pesquisa e implementação de políticas de cuidados de saúde adequados. Todos os rendimentos da conferência serão direcionados para a Fundação para melhorar a sua missão de educação e pesquisa."
O congresso acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto de 2016 e abordará os seguintes temas:
21 Agosto 2016 – Abertura
– Histórico de participações nos esportes de ultra-endurance (Volker Scheer, Alemanha)
– Nutrição durante eventos de ultra-endurance: como isso impacta minha performance? (Ron Maughan, Reino Unido)
– Hyponatremia associada ao exercício: qual a melhor estratégia de hidratação? (Marty Hoffman, EUA)
– Exercício extremo – Exigência demais para o coração? (François Carre, França)
– Exigências médicas em ultramaratonas (Volker Scheer, Alemanha)
– Gerenciamento de lesões sérias e doenças dos corredores de ultramaratonas (Patrick Basset, França)
– Os problemas médicos após uma ultra-endurance (Marty Hoffman, EUA)
22 Agosto 2016
– Fadiga nos esportes de ultra-endurance (Guillaume Millet, França)
– Problemas músculo-esqueléticos do corredor de ultra-endurance (Andrew Murray, Reino Unido)
– Privação de sono em eventos de ultra-endurance (Remy Hurdiel, França)
– Efeitos da ultra-running no cérebro (Uwe Schütz, Alemanha)
– A ultra-endurance e a saúde mental (Julien Girard, França)
– Problemas digestivos induzidos pelo exercício: o papel da nutrição na prevenção e cuidado (Ricardo Costa, Austrália)
– Lesões nos pés dos ultrarunners (Olivier Garcin, França)
Discussão em pequenos grupos:
– Desenvolvendo uma pesquisa médica no seu evento (Marty Hoffman, EUA)
– Kit médico para corredores: O que devo carregar? (Volker Scheer,Alemanha and Patrick Basset, França)
– Biomecânica e calçados na ultra-running (Blaise Dubois, Canadá)
– O kit médico para o cuidado profissional da saúde (Volker Scheer, Alemanha and Patrick Basset, França)
23 Agosto 2016
– Exibições a serem feitas antes de um evento de ultra-endurance
– Organizando os serviços médicos – diferentes modelos
– Apresentação da ITRA
– O doping nos esportes de Ultra-endurance
– A comissão médica da ITRA e Ciência Ultra Esportiva