A ultramaratonista brasileira Fernanda Maciel fez história na véspera de Natal de 2022, quando subiu um dos lendários ‘Sete Cumes’ em tempo recorde mundial no ambiente hostil da Antártida – superando todos os tempos conhecidos com o que se acredita ser a primeira subida contínua do cume.
No entanto, ela não só chegou ao topo no recorde de tempo mais rápido conhecido de 6h 40min, como completou o retorno ao acampamento base em menos da metade do tempo, para uma viagem total de ida e volta de 9h 41m. Os tempos de cume e ida e volta também se qualificam como recordes mundiais. (Os tempos foram documentados via GPS e foram verificados oficialmente pelo SkyRunning World Records.)
Maciel disse: “Eu sabia que não poderia parar um minuto durante minha corrida até o topo do Monte Vinson. É uma experiência de corrida muito louca e difícil, mas a Antártica é um ambiente de isolamento requintado e as montanhas são superpoderosas . Amo a sensação de conquista e contemplação que só montanhas tão altas podem me dar.”
Quando Maciel partiu do acampamento base de Vinson às 11h30, horário local, juntamente com o guia de montanha e corredor Sam Hennessey, a temperatura era de -25 graus Celsius e ela carregava toda a comida e água, além de roupas extras. Após 9 km, ela trocou o tênis de corrida por botas e pegou o equipamento de escalada. A rota restante incluiu longas seções de corda fixa com inclinações de até 55 graus, incluindo trechos classificados no grau de escalada D+ (D é “difícil”).
Com temperaturas caindo para -35 graus Celsius, Maciel teve que consertar um crampon quebrado e, no último cume da montanha exposta, ela não apenas suportou o mal da altitude, mas lutou para ver através dos óculos congelados.
Monte Vinson
Localizado a menos de 1.200 km do Pólo Sul e a 4.892m acima do nível do mar, o Monte Vinson é o mais isolado dos Sete Cumes – as montanhas mais altas dos sete continentes tradicionalmente definidos.
Desprovido de vida selvagem, fica tão ao sul que tem apenas duas estações: o verão, quando o sol nunca se põe, e o inverno, quando nunca nasce.
Os perigos do Monte Vinson incluem temperaturas brutais e ventos extremamente fortes, e nenhuma parte do corpo pode ser exposta aos elementos.
Fernanda Maciel
Nascida em Minas Gerais, a brasileira de 42 anos já havia estabelecido recordes mundiais femininos de subida e descida no Monte Aconcágua, na Argentina (6.962m, 2016) e no Monte Kilimanjaro, na Tanzânia (5.895m, 2017), mas sua nova conquista marca seu primeiro recorde abrangendo homens e mulheres.