Um resultado positivo da reunião convocada pela FISO (World Obstacle) no sábado, 18 de fevereiro de 2023 – sobre a formação de uma Federação Internacional de Corridas de Aventura e a proposta de que esta Federação residdisse sob o World Obstacle – é que a comunidade de Corridas de Aventura se uniu para discutir seu futuro.
Esta não é a primeira vez que o tema de uma Federação Internacional vem à tona, mas hoje a comunidade de Corrida de Aventura é mais ampla e mais conectada, e os participantes querem definir juntos o futuro do esporte.
Um grupo de trabalho foi formado e nos últimos 10 dias entraram em contato com representantes dos países para coletar informações e recrutar colaboradores.
O grupo distribuiu um convite para que os representantes participem de duas reuniões via Zoom a serem realizadas nesta quinta-feira, 2 de março de 2023, e no sábado, 4 de março de 2023, para acomodar diferentes fusos horários e disponibilidade de dias úteis versus fins de semana. A agenda de cada reunião será a mesma.
Os participantes foram convidados a rever as ATAS e notas da reunião da FISO. O grupo solicita aos representantes dos países os seus pontos de vista sobre:
- as opções estruturais disponíveis para as Corridas de Aventura
- a necessidade de uma Federação Internacional de Corridas de Aventura
- a proposta da FISO (World Obstacle)
- os próximos passos do processo.
Após essa reunião, o grupo compilará o feedback para estabelecer uma agenda estruturada para uma reunião de tomada de decisão.
A FISO foi notificada e as notas pós-reunião serão copiadas para eles. A AR World Series e a A1 também foram notificadas. Existentes fora da hierarquia dos órgãos nacionais e internacionais, estas duas empresas coordenadoras de eventos são reconhecidas na modalidade, mas não estão incluídas no grupo de trabalho. Como a FISO, eles também serão mantidos informados.
O grupo de trabalho é coordenado por Cormac Mac Donnell (Irlanda) e Lars Bukkehave (Dinamarca, atualmente a viver na Noruega), com o apoio de Lisa de Speville (África do Sul) e Damon de Boor (Reino Unido).
Participam nestes debates iniciais representantes dos seguintes países:
Austrália, Brasil, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Luxemburgo, Holanda, Paraguai, África do Sul, Espanha, Reino Unido, Uruguai e EUA.