Entre 24 a 26 de março aconteceu em Alto Caparaó (MG) o Insanity Mountain, festival esportivo já tradicional na montanhas capixabas, desta vez estreando em terras mineiras já em alto estilo: o palco foi nada mais, nada menos, que o ponto culminante dos estados de MG e ES (e da região Sudeste) e 3° Pico mais elevado do país, o Pico da Bandeira.
Cerca de 500 atletas representando vários estados alinharam se nas largadas das modalidades Skyrunning, Trailrun e MTB XCM nos caminhos e trilhas do Parque Nacional do Caparaó (ICMBio) e seu entorno.
O presidente da Federação Brasileira de Skyrunning, Rafael Aquino, não só recebeu os atletas nas modalidades Kilometro Vertical (VK), Skyrace (27K) e Skyultra (60K) como também disputou o VK na tarde de sexta, com 1000m D+ em 6.9 Km, como a Skyrace, que configurava a Travessia ES/MG ocorrida no sábado. A modalidade Skyultra dobrou a mesma travessia, saindo de Alto Caparaó (Via Pico do Cristal) até a portaria capixaba desta Unidade de Conservação e retornando (Via Pico da Bandeira) à arena localizada na cidade mineira.
Reunidos na “Tronqueira”, os atletas do VK largaram às 13h de sexta-feira desafiando o imponente Pico da Bandeira em sua face mineira, escalando contra o relógio 1.000m de desnível positivo em 6.9km de percurso. A tarde estava nublada e fresca na largada sob aplauso e torcida de acompanhantes e parentes nessa primeira etapa do Circuito Skyrunning Brasil.
O Sábado começou cedo com entregas de kits e checagem de itens obrigatórios a partir das 3h para a largada da Skyultra pontualmente às 4 da manhã.
As 5h00 150 atletas embarcaram em Jipes que formaram um comboio que os conduziu à portaria do Parque em Pedra Menina (ES) num trajeto de 42 km percorrido em 1h30min. A largada da Skyrace se deu as 8h, sob temperatura de 14°, logo após a passagem do líder dos 60km iniciando seu caminho de retorno. Os atletas dos 27km cruzam em sua subida com todos os atletas dos 60km, se motivando mutuamente num caloroso clima esportivo. 4 pontos de suporte estavam à disposição dos atletas com frutas, água, e repositor esportivo e também havia 1 ponto de controle no Pico da Bandeira. Os percursos passam por 3 dos 10 maiores picos do Brasil: Bandeira, Calçado e Cristal, fazendo juz à condição de corrida mais alta do Brasil.
Durante alguns momentos a prova lembra a épica Zegama-Aiskorri quando participantes da caminhada guiada vibram com os atletas que já estão a descer. A Montanha ficou repleta de atletas apinhados nas suas escarpas pedregosas em clima festivo!
As chegadas se deram na Arena Insanity, onde os participantes foram acolhidos numa área VIP com cadeiras, água, isotônico, frutas e atendimento médico. Em volta haviam barraquinhas com produtores da região que comercializam tapioca, doces, café especial, cerveja, hambúrgueres e comida mineira caseira, além de shows à noite.
Ainda no sábado, a tarde foi reservada para as competições de Trailrun nas modalidades 6 e 12 K com direito a subidinhas insanas, trilhas e até atravessar um refrescante rio, o que fez a alegria de atletas e fotógrafos.
As premiações foram o encerramento da programação esportiva do dia coroando os reis e rainhas da Montanha nesse novo palco de competições que é a montanha mais alta acessível do país, o Pico da Bandeira.
André Mapa fez o “doble” no VK Masculino e Skyrace e Sandro Arcanjo venceu a Skyultra de ponta a ponta, assim como Diana Bellon. Reinam no Caparaó também Linabel Pimentel no VK e Bruna Basso na Skyrace.
As Ccompetições se encerraram no domingo com os atletas do MTB XCM se desafiando nas duras subidas ou entre os famosos cafezais da região do Caparaó nas categorias Turismo e Pro.
O Insanity Mountain remonta a Arena de seu Festival em Junho para receber no também mítico Monte Mestre Álvaro, com sua hostil proeminência de 833m à beira da Baía de Vitória, o Campeonato Continental das Américas de Skyrunning nos dias 23 a 25 de junho 2023. As inscrições estão abertas.
Conquiste sua Montanha!