Os amantes das Corrida de Aventura votou esmagadoramente para estabelecer sua própria estrutura independente e internacional para o esporte; uma que esteja alinhada com seus valores e necessidades. Eles optaram por recusar o convite da World Obstacle, a Fédération Internationale de Sports d’Obstacles (FISO), para se juntar à sua Federação.
A votação para estabelecer um organismo internacional independente para representar a modalidade de Corridas de Aventura foi uma reação a diversas ações da World Obstacle, a Fédération Internationale de Sports d’Obstacles (FISO), que, pelo menos nos últimos dois anos, se representou como o órgão regulador da modalidade de Corrida de Aventura.
Por mais de 30 anos, o esporte não tem uma organização mundial estruturada. O foco da comunidade tem sido a participação em corridas, não a administração formal do esporte. Nos últimos anos, alguns países estabeleceram organismos nacionais independentes ou parcerias com outras modalidades desportivas, enquanto os restantes funcionam como comunidades de participantes, equipes e organizadores de eventos.
Em fevereiro de 2023, a World Obstacle convocou uma reunião de corredores, diretores de corrida e partes interessadas para informá-los de que a FISO havia concordado em trazer o esporte de corrida de aventura sob seu guarda-chuva como uma federação internacional reconhecida, para codificar o esporte e alinhá-lo com outras estruturas esportivas reconhecidas. Para avançar nesse trabalho, eles desejavam reunir indicações para preencher estruturas representativas das corridas de aventura, incluindo um Comitê Técnico e outros subcomitês. Os representantes da World Obstacle também afirmaram que queriam que a comunidade de corridas de aventura endossasse e apoiasse a inclusão das corridas de aventura no World Obstacle, e isso era necessário para que o esporte progredisse.
A comunidade presente resistiu à iniciativa de nomear representantes, concordando em iniciar um processo de consulta sobre a questão de se juntar à World Obstacle e para isso foi criado um grupo de trabalho de consulta. Após um processo abrangente de consulta de oito semanas com interessados de todo o mundo, a comunidade internacional votou para recusar a oferta da World Obstacle para representar o esporte internacionalmente.
Os resultados deste processo de consulta foram aprovados pelos representantes dos países presentes numa reunião de acompanhamento realizada em 15 de Abril e depois comunicado aos representantes da World Obstacle.
A World Obstacle foi convidada, respectivamente, a remover todas as referências de corridas de aventura de seu site e literatura, a interromper a formação de quaisquer comitês técnicos para corridas de aventura e parar de apresentar a World Obstacle (FISO) como o corpo diretivo da Corrida de Aventura e a não ter mais envolvimento na governança, codificação e representação do esporte de Corrida de Aventura.
A conclusão do trabalho de consulta realizado pelo Grupo de Trabalho nas últimas oito semanas encerra o debate sobre World Obstacle (FISO) no esporte. A comunidade de corridas de aventura respeita e admira todos os entusiastas do OCR e deseja o bem ao esporte, mas agora começa o trabalho no planejamento de uma nova associação independente e internacional para representar o esporte; um órgão que promoverá a cooperação internacional, ajudará o desenvolvimento do esporte e defenderá os valores e o espírito das corridas de aventura.