A UTMB® World Series comprometeu-se a apoiar mães e seus parceiros por meio da introdução de uma nova política de gravidez que se aplicará aos eventos UTMB World Series na temporada de 2023.
A política – que inclui diretrizes de adiamento e entrada prioritária para atletas grávidas, atletas com uma parceira grávida e atletas que estão adotando ou dando à luz por meio de barriga de aluguel – incentiva os corredores a retornar às trilhas de maneira segura e dentro de um prazo que considere as circunstâncias individuais após o parto.
Para eventos com loteria de entrada, incluindo UTMB® Mont-Blanc, Lavaredo Ultra Trail™ by UTMB® e Eiger Ultra Trail™ by UTMB®, a política estabelece que as mulheres receberão um reembolso integral e entrada prioritária a ser usada dentro de cinco anos para corridas nas categorias 50K, 100K e 100M, e dentro de dois anos para corridas na categoria 20K.
Para todos os outros eventos, a política permite que as mulheres que engravidarem após a inscrição adiem sua entrada por até dois anos para a mesma corrida ou recebam um reembolso integral. Os parceiros de mulheres grávidas, bem como os pais que estão adotando ou dando à luz por meio de barriga de aluguel, terão a opção de adiar sua entrada por até dois anos ou receber um reembolso integral.
A política foi criada após um longo processo de pesquisa, que incluiu a obtenção de conhecimento de profissionais de esportes e medicina, da Pro Trail Runners Association e de atletas como Sophie Power, que chamou a atenção em 2018 quando uma foto dela amamentando durante o UTMB se tornou viral.
Sophie Power, fundadora do SheRACES, disse: “Estou feliz que a UTMB World Series esteja lançando uma política líder mundial de adiamento de gravidez que apoie todas as mulheres a retornarem às corridas quando estiverem prontas. Na SheRACES, esperamos continuar trabalhando com a UTMB World Series, compartilhando nossas ideias para garantir que mais mulheres de todas as origens participem desses eventos icônicos”.
A nova política faz parte de um esforço concentrado dos organizadores da UTMB World Series para incentivar mais mulheres no esporte e construir sobre o compromisso contínuo do UTMB Group com a igualdade de oportunidades. Em consonância com as ações implementadas nos anos anteriores, em 2023, atletas de elite masculinos e femininos serão representados igualmente na linha de partida das três corridas finais da UTMB World Series no evento esportivo UTMB Mont-Blanc, graças ao novo sistema esportivo que vê atletas de elite se qualificando por meio de uma série de eventos ao longo do ano. A UTMB World Series também permanece comprometida com a igualdade de cobertura da mídia e representação em plataformas de comunicação, incluindo o UTMB Live, bem como igualdade em prêmios em dinheiro.
A política completa de gravidez da UTMB World Series está disponível para leitura aqui.