Marco De Gasperi foi o lider absoluto durante o El Cruce Columbia 2016, coroando-se como novo campeão da categoria Solo Avanzado. Ao longo de três etapas, o italiano garantiu o primeiro lugar e disse que não largar tão forte na primeira etapa o ajudou a chegar em primeiro lugar com o tempo de 08h18. Este novo resultado se soma ao anterior, quando De Gasperi foi campeão em 2014.
O segundo lugar ficou com o atleta argentino Sergio Trecamán, com o tempo de 8h34m37s, enquanto que o jovem de Junin de los Andes, Sergio Pereyra, ficou com o terceiro lugar (8h35m36s).
Entre as mulheres, destaque para a grande performance da corredora basca Oihana Kortazar. Vencedora das três etapas, Oihana chegou na prova decidida a repetir o título conquistado em 2013 e assim confirmou ao cruzar a linha de chegada com o tempo de 10h03m50s. Sua companheiras de pódio foi a brasileira Leticia Saltori, com o tempo de 10h22m05s e a argentina Luciana Urioste (10h47m48s).
Às 20h aconteceu a premiação dos grandes campeões Solo Avanzado na cidade de San Martin de los Andes, enquanto que o resto dos participantes estavam repondo as energias nos acampamentos para a 3ª etapa final da categoria Team e a 2ª etapa da categoria Solo Amateur.