Viriatos conquistam a Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela

O Oh Meu Deus® Ultra Trail® Serra da Estrela é a corrida precursora das longas distâncias de trail running em Portugal Continental, sendo a primeira com 100km e 100 milhas. Em 2018 passou a ter mais uma distância emblemática denominada OMD200 (160+40), sendo aclamado “Viriato” o atleta que percorrer esta distância dentro das 44horas.

Não sendo uma Montanha com grandes altitudes, a Serra da Estrela, é um desafio de alto grau dificuldade. O binómio desnível e o clima podem colocar a corrida num determinado ano em patamares extremos. Se em algumas edições as temperaturas foram amenas, anos houve que foram muito baixas e com chuva. Outros, como em 2022, os termómetros subiram aos 38º.

5 desafios na mais alta montanha de Portugal continental

12ª edição de recordes

Os 200km do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela, na sua 12ª edição, foram conquistados por 19 participantes. Um recorde absoluto e só explicado pelas excelentes condições climáticas, boa preparação física e horário da largada. Apesar da chuva que caiu de forma intensa durante o dia de sexta feira, o calor esteve sempre presente, dia e noite, o que permitiu outros ritmos.

Curiosamente o vencedor das 100 milhas, não seguiu para a distância Viriato (200 Km). Nunca em edições anteriores isso aconteceu. Nesta edição Vítor Rodrigues e Cristiana Ferreira não fugiram à regra e conquistaram o primeiro lugar nas 100 milhas.

No total o evento contou com a presença de mais de 600 participantes de 16 países. Todas as distâncias em disputa cresceram, com mais participação na mais curta e na mais longa.

Confirma-se, também o aumento significativo de presenças femininas e as grandes performances destas atletas. A confirmar essa tendência, Cristiana Ferreira conclui as 100 milhas em 6º lugar geral e Rebeca Branco, em 8º geral na distância do K50.

A organização, num primeiro balanço, considerou esta edição como a mais bem sucedida. O retorno dos participantes tem sido muito positivo e o elevado número de finalistas confirmam as boas opções da organização em construir na Serra da Estrela um evento de  qualidade superior. Prevê-se, por isso, um acréscimo de participações em 2024.

https://horizontes.pt/eventos/omd/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *