Será realizado em 29 de outubro de 2016 em Portugal o VI Trail World Championship. A cidade de Braga será a anfitriã, acolhendo e alojando os participantes que percorrerão as trilhas do Parque Nacional Peneda-Gerês, num total de cerca de 85 Km, com um desnível positivo de 4500 metros.
A Associação Internacional de Ultramaratonistas (International Association of Ultrarunners – IAU) opera sob o organismo IAAF (International Association of Athletics Federations), edicando-se ao desenvolvimento de corridas de longa distância ao nível internacional sob as regras e regulamentos da IAAF, tem como um dos seus maiores objetivos a promoção e desenvolvimento desta modalidade. A ITRA (Iternational Trail Running Association) pertence à IAAF e tutela a modalidade a nível mundial.
O trail running tem vindo a crescer exponencialmente em todo o Mundo e também em Portugal, tal é o número de provas existentes durante todo o ano e o número de atletas que o praticam.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) abrange um território de 22 freguesias distribuídas pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Esta Área Protegida forma um conjunto com o parque natural espanhol da Baixa Limia – serra do Xurés, constituindo com este, desde 1997, o Parque Transfronteiriço Gerês-Xurés e a Reserva da Biosfera com o mesmo nome (declarada pela Unesco em 27 de Maio de 2009).
O Carlos Sá – Ultramaratonista Português – conta com resultados, dos quais se destacam: o 1º lugar na Badwater Ultra Marathon 217km non stop (Califórnia – EUA) em 2013; o World Record Aconcágua 6962m (Argentina) em 2013; 4º lugar na Marathon des Sables – 250 km's em autossuficiência (Marrocos) – 1º melhor não Africano em 2012; assim como várias vezes top 6 no Ultra-Trail du Mont Blanc – 160 km's (França).
O envolvimento da Federação Portuguesa de Atletismo e do Vice-Presidente da ITRA, aliado à experiência do Carlos Sá, enquanto atleta e organizador de provas de trail running com complexidade, o palco natural do PNPG, o apoio dos Municípios de Arcos de Valdevez, Braga, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro, aliados à Milaneza, como "alimento oficial do evento", permitiram reunir condições para atrair e vencer a candidatura para realizar o campeonato de mundo de trail running no norte de Portugal.
A promoção e internacionalização da cidade e da região, que servirão de palco a esta prova são em parte indissociáveis da adoção de uma política coerente para o setor do turismo e serviços associados, reconhecendo-se que este evento pode potenciar a visibilidade da região, no que respeita ao turismo, às condições para a prática de desportos, à gastronomia, aos eventos culturais, às termas e, acima de tudo, à qualidade de vida que a região apresenta estando próximo do Aeroporto do Porto.
A Cidade de Braga servirá de palco para as cerimónias de abertura e enceramento, assim como apresenta um complexo hoteleiro com capacidade para acolher as cerca de 50 seleções mundiais que estarão presentes neste evento.
A prova terá início na madrugada de 29 de Outubro de 2016, nas pontes de Rio Caldo (Município de Terras de Bouro), passando pelos Municípios de Montalegre, Ponte da Barca, terminando na Vila de Arcos de Valdevez (sede do Município com o mesmo nome). Para além desta prova, exclusiva a atletas de seleções, será realizada uma outra, aberta ao público, para dar oportunidade a atletas amadores de poderem disfrutar deste mesmo palco, praticando trail running.