Poços de Caldas sedia competição inédita de ciclismo: o Desafio CIMTB XCC

Evento internacional acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque do Cristo, contando pontos para Paris/2024 e sendo válido como Campeonato Mineiro de Short Track

A Copa Internacional de Mountain Bike, mais tradicional prova de MTB da América Latina, anuncia mais uma novidade para os amantes do esporte, na atual temporada: o Desafio CIMTB XCC Poços de Caldas. O evento será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, na cidade do Sul de Minas, e o local escolhido para a disputa, que será válida ainda como Campeonato Mineiro de Short Track (XCC), é o Parque do Cristo, tradicional ponto turístico do município.

“A realização do Desafio CIMTB XCC Poços de Caldas será um evento de lançamento da etapa da Copa Internacional que, com muito prazer, anunciamos que acontecerá no município a partir de 2024. Além de ser válida como Campeonato Mineiro de Short Track, também somará pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), ou seja, contará pontos para a Olimpíada de Paris-2024”, comentou Rogério Bernardes, organizador da CIMTB.

O Prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, explica que a cidade vem investindo em projetos esportivos e grandes competições. “Nosso município sempre foi um exemplo de dedicação ao esporte e da importância de promover um estilo de vida saudável e ativo. E agora, com a oportunidade de sediar essa renomada competição, estamos levando nosso compromisso com o esporte a um novo patamar”, disse Sérgio Azevedo.

“Temos trabalhado arduamente para garantir que nossa cidade esteja preparada para receber atletas, equipes e visitantes de todo o mundo, proporcionando uma experiência inesquecível a todos que aqui estiverem. Além disso, este evento é uma oportunidade ímpar para destacarmos a importância dos investimentos no esporte. Ao longo dos últimos anos, a administração municipal vem direcionando recursos para o desenvolvimento de infraestrutura esportiva, programas de incentivo ao esporte e apoio a talentos locais. Acreditamos que investir no esporte é investir no bem-estar e na qualidade de vida de nossa população”, completou o gestor municipal.


Vista aérea do Parque do Cristo (Crédito: Arquivo Prefeitura Municipal de Poços de Caldas)

Para o secretário de Esportes, Fernando dos Santos, mais um evento esportivo que ficará gravado na história da cidade. “A Copa Internacional de Mountain Bike é reconhecida como uma das mais prestigiadas competições do cenário nacional e internacional, atraindo ciclistas de elite e amadores em busca de desafios e superação. Com paisagens exuberantes e trilhas desafiadoras, Poços de Caldas oferece um cenário perfeito para os amantes da bicicleta explorarem suas habilidades em meio à natureza”, enalteceu Fernando.

“O evento será composto por diversas categorias, proporcionando oportunidades para atletas de diferentes níveis de habilidade participarem e se destacarem. Dos circuitos mais técnicos e desafiadores para os profissionais, como rotas mais acessíveis e amigáveis até os iniciantes, a Copa Internacional de Mountain Bike vai promover a inclusão e a diversidade, celebrando a união de todos os apaixonados pelo esporte”, complementou o secretário.

Além de contar com todo o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, com destaque para a Secretaria Municipal de Esportes, O Desafio CIMTB XCC tem também o apoio da ACPC – Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, entidade que atua intensamente na fomentação da bicicleta na cidade e região.

História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.