Ultramaratona de mountain bike de três etapas acontecerá entre os dias 3 a 5 de novembro, no município mineiro, que é repleto de misticismo, lindos visuais e cachoeiras
A realização de grandes eventos esportivos tem sempre um enorme potencial para tornar as cidades por onde passam ainda mais conhecidas. Entre 3 e 5 de novembro, Bueno Brandão (MG) receberá a edição inédita da ultramaratona Kenda Open Cup Stages, em um momento que promete fazer história no ciclismo nacional. O evento, que acontecerá com três etapas entre sexta e domingo (3 a 5) durante o feriado prolongado de Finados, proporcionará aos participantes a oportunidade de aproveitarem a estadia no município para reviverem a história do Brasil. Ou seja, fazer turismo enquanto pedalam.
Embora a principal atração de Bueno Brandão seja o turismo ecológico, principalmente por seus Parques Naturais, mirantes e diversas cachoeiras, a cidade permite aos seus visitantes fazerem um passeio pela história do Brasil. Localizado na Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a região que hoje fica a cidade já foi rota dos bandeirantes em missão de desbravamento rumo ao norte do País, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.
Devido a um ribeirão de boas águas ao qual deram o nome de Ribeirão das Antas, alusão à quantidade de Antas que ali habitavam e por ser um lugar prazeroso, os bandeirantes paravam para descansar seus cavalos, junto a uma grande pedra, às margens da trilha, permanecendo nestas paragens por alguns dias. Mas somente com a independência do país, na segunda metade do século XIX, foi que algumas famílias, fiéis à coroa portuguesa, buscando o interior do país, vieram se estabelecer nesta região.
O Misticismo de Bueno Brandão
Bueno Brandão é o quarto nome da cidade, que já foi chamada de Bom Jesus da Pedra Fria, das Antas e Campo Místico. O último dos três nomes, Campo Místico, é utilizado até os dias de hoje de forma informal, dando nome inclusive a um bairro da cidade. Desde o século XIX, frades franciscanos eram enviados para que ali se realizassem as Santas Missões.
Em uma dessas missões, o frei Eugênio Maria de Gênova, natural de Gênova, na Itália, foi encarregado de relatar a Cúria tudo o que fosse digno de nota durante a viagem. Em um de seus textos foi encontrada a primeira referência ao nome “Campo Místico”, em alusão à beleza natural do lugar, entrecortado por vales e serras, água em abundância; além de uma primorosa vila composta de casebres simples caiados de branco (típico da arquitetura açoriana), mergulhados em meio a vastos parreirais sob o acalento de um clima ameno.
A edição inédita da Kenda Open Cup Stages
Disputa que não contará pontos para o circuito de 2023 da Kenda Open Cup MTB, a ultramaratona no formato de stage race (prova por etapas), terá um total de 150 km a serem percorridos durante três dias. A competição será iniciada com o prólogo na tarde de 3 de novembro, com largadas por baterias (de dez em dez minutos), totalizando nove largadas entre 13h e 14h20. Com percurso de 16 km, a duração deve ser de uma hora desta primeira prova, dando aos ciclistas um gostinho do que eles verão pela frente nos próximos dois dias.
No sábado (4), a etapa Rainha, que é a mais dura, com cerca de quatro horas do mais puro mountain bike e atingindo mais de 80 km de pedal, vai passar por lugares de tirar o fôlego e inéditos em relação a segunda etapa da temporada 2023, realizada também em Bueno Brandão no primeiro semestre deste ano. A etapa Rei, no domingo (4), conta com 48 km de trajeto e duração de mais de duas horas, em que há inscrições também para quem quiser competir só no último dia. Haverá premiação diária para a ultramaratona e também premiação para todas as categorias de domingo, das duas provas de um dia, nos percursos Completo e Light.
Decisão da temporada em Itapira
A cidade de Itapira, no interior de São Paulo, será pelo segundo ano consecutivo a sede da grande final do circuito da Kenda Open Cup MTB. Mais de 1.000 ciclistas são esperados na quarta corrida do ano, que definirá os campeões da temporada de 2023. Ao todo, são 59 categorias em que os três primeiros de cada uma delas, na soma dos resultados acumulados das quatro provas realizadas, também subirão ao pódio para serem premiados. Todas as atividades da decisão acontecerão nos dias 7 e 8 de outubro, no Recinto Agropecuário Carmem Ruette de Oliveira.
Inscrições abertas
Ambos os eventos, a final de 2023 da Kenda Open Cup MTB e a Ultramaratona Kenda Open Cup Stages, têm inscrições abertas no site oficial do evento: http://www.kendaexperience.com.br/inscricao/. Lá, além de garantir vaga em uma das provas de sua escolha, os atletas encontram todas as informações a respeito do circuito, como regulamento e programação das provas.
A Kenda Open Cup MTB conta com os patrocínios de Kenda, Probiótica, Absolute, Algoo PowerSports, ERT Uniformes, MX Seguros, Ecobier, Kisaki Mitsubishi e Ampla Saúde.