O Mountain Ultra é a quarta e última corrida da BTU Global Race Series. É uma corrida de 200 km durante 5 dias nas montanhas Tian Shan, no Quirguistão.
A cordilheira de Tian Shan é vasta, estendendo-se por mais de 2.500 km, do Uzbequistão, no oeste, até a China, no leste. As “Montanhas do Céu”, como são conhecidas localmente, ostentam picos montanhosos de 7.500 m, mais de 30 picos com mais de 6.000 m e abrigam as maiores geleiras fora dos pólos árticos.
Por ser uma corrida autossuficiente, os corredores são responsáveis por levar todo o kit necessário para passar cada etapa, incluindo toda alimentação, equipamentos de segurança, suprimentos médicos e no mínimo 2 litros de água.
Com uma subida total de mais de 10.500 metros e uma altitude de 4.000 m, o Mountain Ultra levará os corredores ao seu limite.
As etapas são de 32km, 33km, 28km, 55km e 55km. Esta trilha de montanha é técnica, requer resiliência em altitude, mas a beleza dos vales glaciais profundamente esculpidos entre os imponentes picos cobertos de neve é verdadeiramente de tirar o fôlego. Se você é um corredor de montanha entusiasta e deseja explorar um território inexplorado, esta corrida é para você.