Entre os dias 9 e 12 de novembro, mais de 700 corredores participaram da Sicoob Mons Ultra Trail 2023, disputada na cidade de Nova Trento (SC). A prova contou com percursos de 12, 25, 55, 85 e 104 km com desnível positivo de 6.100m na distância maior (soma dos metros de cada subida do percurso).
Os atletas encararam trajetos repletos de subidas e descidas íngremes, trilhas estreitas e o famoso Monte Barão, com seus 1.147m de altitude. A forte onda de calor que atingiu as regiões sul e sudeste do Brasil no fim de semana também foi um desafio a ser superado.
Logo de início, o campeão da edição de 2022, Cleverson Luiz del Secchi, o Fantasma, assumiu a liderança ao lado de Rogério Silvestrin, jovem expoente da modalidade e que vem se destacando nos últimos anos com títulos nas principais provas do Brasil.
Os dois fizeram toda a prova juntos e cruzaram a linha de chegada praticamente ao mesmo tempo, com vitória de Cleverson ao marcar 14h00min47, contra 14h00min51 de Rogério. A terceira colocação ficou com o norte-americano radicado em Belo Horizonte, Roger Darrigrand, com 14h50min29.
“Consegui encaixar um bom ritmo desde a largada para acompanhar o Rogério, que é meu parceiro de treino, e fomos puxando um ao outro principalmente durante a madrugada”, conta o experiente campeão de 45 anos, que já representou o Brasil em vários campeonatos mundiais. “Na primeira edição da Mons, fui vice-campeão, na segunda venci e esse ano queria baixar meu tempo, mas as trilhas estavam mais técnicas e não foi possível. Mas agradeço a todos da organização e aos moradores de Nova Trento pelo apoio e carinho que recebi”, completa Cleverson.
Já Rogerio Silvestrin confessa que sentiu o cansaço ao longo da prova e que a estratégia de correr ao lado do companheiro de equipe e amigo foi essencial. “Foi uma prova bem dura, então fomos até o final tentando ajudar um ao outro, mas na reta final Cleverson acelerou e eu não consegui acompanhar”, comenta Rogério que em 2022 venceu os 55 km.
Entre as mulheres, Ivania Rambo e Sandra Cristiane Kruger também passaram os primeiros quilômetros correndo juntas. Pouco antes da metade da prova, Ivania abriu e não foi mais alcançada, cruzando a linha de chegada com 16h21min37. Sandra foi a segunda colocada com 19h42min40, seguida por Sue Ellen Mafra com 20h38min08.
“Vencer a Sicoob Mons Ultra Trail foi um objetivo traçado no dia 28 de dezembro de 2022”, relata Ivania. “O corpo estava bem cansado, mas com a ajuda do meu treinador e da minha equipe consegui o título e agora teremos uma bandeira do Rio Grande do Sul gravada na taça”, completa a gaúcha.
Já Sandra Kruger comenta que pensou em desistir da prova várias vezes. “Conquistar os temidos 104 km da Mons não foi fácil, mas saber que meu sobrinho estaria na linha de chegada me fez querer continuar”, comenta a ultramaratonista.
Às 20h de sexta-feira, pouco depois do início da prova maior, aconteceu a largada dos 84 km. Já os 54 km começaram às 6h de sábado (10/11), os 25 km às 10h e os 12 km às 14h, todas na área externa do Ginásio de Esportes Inácio Gulini.
Os últimos a cruzarem a linha de chegada foram os corredores dos 104 km Lidiane Rocha e Leandro Medeiros, com quase 29h de prova. “Essa ultra valeu por umas cinco maratonas” brinca Leandro.
Para Magali Zanela, diretora operacional do Sicoob Trentocredi, o evento foi mais uma vez um sucesso. “Tivemos mais inscritos do que nas edições passadas e estamos muito contentes com o resultado final”, conta a dirigente, que fez os 12 km da Sicoob Mons Ultra Trail. “Foi a primeira vez que corri e achei a experiência maravilhosa. Tive muita parceria dos demais atletas, do meu marido que correu comigo e dos demais cooperados que estavam na prova”, completa.
Quem também avalia a Sicoob Mons Ultra Trail como positiva é Tiago Dalsasso, prefeito de Nova Trento. “Toda a nossa equipe se envolveu diretamente no evento, distribuindo os staffs no percurso, resgatando das trilhas os atletas que desistiram da prova, enfim, colocando a mão na massa”, ressalta Thiago.
Nas edições passadas, o prefeito atuou como staff em um dos pontos do trajeto, mas esse ano não pôde estar presente por conta de compromissos oficiais em Brasília. “Fui para lá, mas meu coração ficou em Nova Trento, no meu ponto de sempre, na escadaria do Santuário Santa Paulina”, completa o político.
Premiação
Um dos diferenciais da Sicoob Mons Ultra Trail é a premiação em dinheiro oferecida aos primeiros colocados dos 104, 85 e 55 km entre os homens e mulheres em um total de R$ 21.600. Além disso, o campeão e a campeã da prova maior tiveram seus nomes gravados no Troféu Barão, uma taça transitória que já virou tradição no evento.
Com recorde de participantes em relação às duas edições de estreia e presença de vários atletas importantes do cenário trail brasileiro, a Sicoob Mons Ultra Trail se consolida como uma das grandes provas do calendário nacional. “Conseguimos colocar a prova nesse patamar graças ao empenho de todos da organização e a confiança dos atletas”, comemora Danilo Pinheiro, diretor geral da prova. “O percurso já é duro e o calor deste ano deixou a prova ainda mais desafiadora. Essa é a principal característica da Mons” completa.
Os resultados completos e as fotos já estão disponíveis no site oficial, o monsultratrail.com.br.