As quatro cidades anteriormente confirmadas, Nova Lima (MG), Araxá (MG), Poços de Caldas (MG) e Congonhas (MG), seguem mantidas no circuito para a próxima temporada
O calendário da Copa Internacional de Mountain Bike da próxima temporada acaba de ser atualizado, principalmente no que diz respeito a datas das quatro provas confirmadas para o circuito de 2024. As cidades, Nova Lima (MG), Araxá (MG), Poços de Caldas (MG) e Congonhas (MG), seguem mantidas e assim estarão recebendo os melhores atletas do Brasil e do mundo entre os meses de março e setembro do ano que vem.
A abertura está mantida em Nova Lima, cidade considerada por muitos a “Meca” do mountain bike nacional, pela grande quantidade de trilhas espalhadas pelo seu município. São mais de 300 km de trilhas tombadas por lá, que tornaram-se assim patrimônio. A primeira de quatro etapas do ano acontecerá entre os dias 15 e 17 de março, no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses, com provas de Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1, Short Track (XCC) Classe 3 e a Maratona (XCM) na programação.
A segunda etapa também não sofre nenhuma alteração e seguirá em Araxá, entre os dias 26 e 28 de abril. A disputa, com XCO Classe HC (Hors Class), XCC Classe 3, UCI Junior Series e Maratona (XCM) promete ser histórica. Isso porque acontecerá uma semana após a Copa do Mundo UCI de MTB (18 a 21/4), que também ocorrerá no Grande Hotel Termas de Araxá. Ou seja, serão cerca de 15 dias em que o único assunto na cidade será a bicicleta e só se falará da cidade mineira no mundo quando o assunto for mountain bike.
Largada da temporada será em Nova Lima (MG) no mês de março (Crédito: Ultrafotos)
Dois meses depois, entre os dias 21 e 23 de junho, será a vez de Poços de Caldas, no Sul de Minas, fazer a sua estreia no calendário da Copa Internacional, com XCO Classe 1, XCC Classe 3 e Maratona (XCM). A cidade, que assim como as demais etapas da CIMTB respira ciclismo, receberá alguns dos melhores ciclistas do mundo naquela que será a penúltima corrida do ano. O evento acontecerá no Parque do Cristo, local que recebeu recentemente o Desafio CIMTB Short Track.
Por fim, Congonhas, que comemora seus 20 anos de história com mais uma grande festa do ciclismo, encerrando a temporada entre os dias 27 e 29 de setembro. O local definido, inicialmente, para as competições (XCO Classe 1, XCC Classe 3 e Maratona), será outra vez o Parque Ecológico da Cachoeira. No entanto, para celebração das duas décadas de CIMTB na cidade, a organização estuda fazer uma de suas provas nas imediações do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.
Calendário 2024 resumido:
#1 CIMTB – Nova Lima (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona) – 15 a 17 de março
#WORLD CUP – Araxá (XCO sub-23 e elite) – 18 a 21 de abril
#2 CIMTB – Araxá (XCO Classe HC + XCC Classe 3 + UCI Junior Series + Maratona) – 26 a 28 de abril
#3 CIMTB – Poços de Caldas (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona)- 21 a 23 de junho
#4 CIMTB – Congonhas 20 anos (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona) – 27 a 29 de setembro