O que os competidores podem esperar do percurso surpresa no Desafio dos Rochas

Faltando menos de três meses para o Desafio dos Rochas, os preparativos para o evento, que completa 10 anos em 2024, seguem acelerados. A definição dos percursos já está em fase final, mas como nos anos anteriores, os competidores das categorias Pró, Sport e Amador do Mountain Bike (MTB) ficam sabendo do trajeto exato somente no dia das provas. O evento acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Pomerode (SC), cidade de descendência alemã localizada a 175 quilômetros da capital Florianópolis.

“Os participantes podem esperar por percursos desafiadores e que passarão por lugares ícones de Pomerode (SC). Escolhemos cuidadosamente o caminho para proporcionar aos atletas paisagens impressionantes e que ficarão marcadas na memória”, explica um dos organizadores do Desafio dos Rochas, José Carlos Rocha.

Ainda sobre o MTB, a organização garante que serão percursos fluidos entre trilhas e estrada de chão. A categoria Pro fechará em aproximadamente 100 quilômetros com três mil metros de elevação e sete trilhas, sendo seis em descida. Já a modalidade Sport terá 57 quilômetros com 1,9 mil metros de elevação e cinco trilhas, todas em descida. E a categoria Amador será composta por 31 quilômetros com 628 metros de elevação e três trilhas bem divertidas.

“O percurso da Gravel já está disponível no site. Serão 100 milhas e um trajeto muito desafiador, com aproximadamente  quatro mil metros de elevação, um desafio único passando por Blumenau (Vila Itoupava), Massaranduba, Jaraguá do Sul e Rio dos Cedros”, revela Rocha.

Em 2024, o desafio terá um calendário diversificado com intensa programação. Ao todo, são seis circuitos: no sábado, a partir das 6h, será realizada a largada da Gravel para os circuitos de 100 milhas (160 quilômetros) e 50 milhas (80 quilômetros). Às 13h, iniciam as provas Kids Balance e XCM Infantil dentro da arena. Já no domingo, os atletas têm as opções do Circuito Pró (100 quilômetros), do Circuito Sport (50 quilômetros), do Circuito Amador (30 quilômetros) e do Cicloturismo (30 quilômetros).

https://www.desafiodosrochas.com.br