Serão dois dias intensos de competições e emoções com nada menos que todas as disciplinas do skyrunning: VERTICAL, SKY e SKYULTRA. As expectativas são altas quanto a possíveis mudanças no ranking geral, visto que será o primeiro evento da temporada na região Sul do país.
Maicon Cellarius, organizador, comentou: “A Jaraguá Sky esse ano veio com algumas novidades, com trajetos novos aumentando o percentual de trilhas e a altimetria acumulada nas distâncias maiores. Além disso, trouxe uma novidade para o cenário esportivo, uma competição entre times com premiação em dinheiro num total de R$ 45.000,00, que vai esquentar as disputas e levar a estratégia de equipe para dentro do evento.”
“Com essas novidades, a prova supera o número de participantes da edição de 2023, quando sediou a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Skyrunning e bate seu recorde de público. A cidade de Jaraguá do Sul nos dias 19 e 20 de abril receberá atletas de 12 Estados brasileiros, além de Chile e Venezuela.” — comentou Maicon.
O evento “major” terá três corridas SBS repaginadas com a pura experiência de skyrunning: Jaraguá Vertical, SkyRace® e a Ultra SkyMarathon®, esta última como BÔNUS por ter sediado o SBS em 2023, atribuindo 20% de pontos extras
Será uma oportunidade especial para atletas acumularem pontos, sendo possível pontuar em duas corridas com as duas combinações possíveis: VERTICAL + SKY ou VERTICAL + SKYULTRA.
O goiano Rafael Moreira é o 8º do ranking, retorna a Jaraguá do Sul querendo revanche dos seus resultados anteriores em 2022 e 2023: “A Jaraguá Sky está com grandes surpresas esse ano! Estou empolgado para testar minha performance, e alavancar minha pontuação no ranking do Skyrunner® Brazil Series” comentou Rafael.
O novo percurso do Vertical na sexta-feira terá 3.9 km de extensão com 860 metros de subida até 927 metros de altitude.
A catarinense Juliana Stolarski Uavnizack, vice-campeã nacional SKYULTRA, estará presente na disputa: “Será a minha segunda vez na prova, já sei onde irei me meter. Mas esse ano, com o campeonato de times, onde teremos os grandes nomes do skyrunning, o desafio será grande! Só vai ter feras… Portanto, a idéia é correr com alegria, curtir o percurso e, se tudo der certo, ajudar meu time na busca do melhor resultado.” comentou Juliana.
No sábado, o evento reunirá os melhores skyrunners do país distribuídos nos dois percursos SKY e SKYULTRA. A Jaraguá Sky é uma prova de alto nível competitivo e técnico, além de servir como modelo de qualidade para eventos da Skyrunning Brazil.
A nova Sky possui 27,6 km de extensão com 1.950m+ de ganho altimétrico, enquanto a nova SkyUltra possui 52 km com 3.300m+ de subida vertical. O evento faz parte do grande projeto da federação brasileira para integrar as corridas SBS no Mundo.