A Jaraguá Sky 2024 teve recorde de participação com um total de 250 atetas nas disciplinas Vertical, Sky e SkyUltra do Skyrunner® Brazil Series. Eles vieram de 12 Estados brasileiros, além de outros países, Chile, Noruega e Venezuela.
O evento abriu na sexta-feira com o novo percurso do Vertical de 3.9 km de extensão com 860 metros de subida até 927 metros de altitude.
O astro do fim de semana foi o norueguês Lukas Liland que fez sua estreia no skyrunning dominando as duas disciplinas Vertical e Sky, se consagrando Campeão SBS 2024 em ambas! Completando o pódio estiveram os paulistas Lucas Molina e Diego Tales.
Outra estreante de sucesso na disciplina Vertical foi a experiente Mariana Scarpelli, que venceu a corrida e embolsou 100 pontos para sua contagem no ranking. Mariana também competiu na SkyUltra no sábado, se classificando em 5ª colocada.
Completando o pódio do Vertical estiveram a catarinense Clara Hillmann e a gaúcha Isadora Rosso.
Mariana comentou: “Tô muito feliz! Estudei bem o percurso, mantive um bom ritmo, confortável na primeira parte mais corrível e mantive ritmo forte na parte técnica final, sem parar em nenhum momento. Sensação de morte e voltar a vida logo em seguida! Bom demais! Adorei! Percurso desafiador e lindo!”
Mariana possui um longo currículo de sucesso no skyrunning e após as duas competições já entrou no TOP 10 do ranking geral. Ela foi Seleção 2022 SWC Sky, Seleção 2023 MWC O40 SkyUltra, bronze Seleção 2023 SSAC SkyUltra, bronze 2023 CBS SkyUltra, ouro 2023 CBS Master O40 e 3ª colocada SBS 2023 Jaraguá Ultra SkyMarathon®.
No sábado, Jaraguá do Sul continuou fervendo com mais duas competições emocionantes — Sky e SkyUltra — e a grande disputa pelo prêmio em dinheiro de nada mais nada menos que R$ 45.000,00!
O novo percurso Sky com 27,6 km de extensão com 1.950m+ de ganho altimétrico foi vencido por Lukas Liland, seguido pelo paulista Ayslan Miragaia e o catarinense Ruan Schroeder atleta da Seleção Juvenil U23.
Ruan comentou: “A Jaraguá Sky para a mim é uma prova muito marcante e muito especial! Foi nela que eu comecei nas corridas de montanha, e depois de um ano voltar e conseguir ficar entre os três melhores é muito gratificante pra mim e pra minha equipe. Isto só mostra que estamos percorrendo o caminho certo e vamos continuar evoluindo muito.”
No feminino, a catarinense Sandra Kruger foi a Campeã SBS 2024, seguida pelas catarinenses Sue Ellen Mafra e Juliana de Souza.
Sue Ellen comentou: “A Jaraguá Sky foi uma prova dura com terreno técnico, que nos exige fazer força do início ao final. Mais também não deixei de observar as montanhas lindas durante o percurso e o dia estava impecável. Só agradeço por ter saúde para viver esta experiência incrível na montanha, e conseguir chegar em uma excelente posição com uma mulherada forte que admiro muito!”
Patrícia de Andrade e Rogerio Silvestrin foram os Campeões SBS 2024 Jaraguá Ultra SkyMarathon®, o novo percurso teve 52 km com 3.300m+ de subida vertical atribuiu 20% de pontos extras por ser uma corrida SBS BÔNUS.
É a segunda vitória para a goiana Patrícia esse ano, que foi Campeã SBS 2024 Insanity Mountain Pico da Bandeira SkyRace® e medalhista de ouro nacional 2024 CBS Sky. O pódio feminino ficou completo com a catarinense Juliana Uavnizack, seguida pela gaúcha Isadora Rosso.
Patrícia comentou: “Cruzar a linha de chegada como campeã foi bem emocionante! Achei a prova bem dura, bastante técnica em diversas passagens e essa distância dos 50km ainda estou dominando e é mais difícil pra mim. Fiz força do início ao fim mas mesmo assim consegui curtir a corrida e achei alguns pontos com visual muito bonito, isso faz toda a diferença durante a corrida. A paisagem foi muito bela em alguns momentos. O nível de organização e estrutura da prova me surpreendeu positivamente. Estava insegura para largar e disputar na prova pois havia ficado com a saúde debilitada poucos dias antes de correr, mas deu tudo certo. Acho que todos estão de parabéns, staff, atletas, torcida, foi um evento muito maneiro.”
O paranaense Rogerio foi Campeão SBS 2023 Jaraguá Ultra SkyMarathon® e agora conquistou também o novo percurso SKYULTRA
Rogerio comentou: “Prova foi mais difícil que as outras edições mais ficou mais bonita também. Saí em um ritmo que eu saberia que iria suportar e escapei do pelotão na primeira trilha. Quando cheguei no Pico das Antenas sabia que teria que fazer força pois a prova estava mais dura, então tive muita cautela com a hidratação pois estava bem calor. A prova foi bem marcada e com uma boa organização. Enfim, foi um grande desafio e estou muito feliz com o meu desempenho e trabalho!”
O pódio masculino ficou completo com os catarinenses Felipe Costa e Vicente Machado.