Skyrunners se desafiaram na Serra do Itapeti por percursos técnicos para conquistar o Pico do Urubu, o mais alto da região, a 1.140 metros de altitude.
O Desafio Pico do Urubu SkyRace® fez sua grande estreia no Skyrunner® Brazil Series. O evento é organizado pela Itapetitrail, com 6 anos de história no desenvolvimento do esporte de corrida de montanha.
A SKY aconteceu no domingo 19 de maio com percurso de 21 km de distância e 1.400 metros de desnível positivo acumulado, com o selo de qualidade da Federação Internacional de Skyrunning (ISF).
Na corrida feminina, a vitória ficou com Claudia Gastaldo de São Paulo com o tempo de 3h07’46”, o pódio se completou com a paulista Estela Marcondes e Elen Vasconcellos do Rio de Janeiro. Cláudia foi a 3ª colocada na Meia Botas SKY e 10ª colocada no Pico da Bandeira SKY, e agora conquistou sua primeira vitória no circuito.
Claudia comentou: “Foi uma corrida com um percurso muito perfeito. Exigindo bastante força do começo ao fim. Várias trechos técnicos. Visual lindo!”
No masculino, o campeão foi o paranaense Alan Lima com o tempo de 2h21’59”, seguido por Jonathan Hermes, Rio de Janeiro e Jose Andre Sales. Alan subiu para a 4ª posição no ranking geral e 5ª posição no ranking promocional SKY. O atleta somou pontos nas corridas SBS Jaraguá Vertical e SkyRace® ao chegar na quinta colocação de ambas.
Alan comentou: “Prova muito técnica e cadenciada, com uma variação muito boa de terrenos, ora correndo em singletrack ora escalando paredões, correndo em pastagens… Enfim, uma prova completa! Desde que voltei a correr (2022) a idéia era buscar correr o Skyrunner® Brazil Series, aproveitar as provas e conhecer um pouquinho mais do nosso Brasil. Esse ano vi que poderia correr 4 ou 5 provas do circuito SBS e estou focado no momento em fazer somente essas provas.”
Com seis etapas disputadas, houve grande movimentação no ranking e ainda temos cinco etapas pela frente. Jonathan Hermes assumiu a vice-liderança do ranking geral e do ranking promocional SKY.
O atleta fluminense comentou: “Essa experiência em provas Skyrunning está sendo incrível, sou atleta há 11 anos e há pouco mais de 2 anos estou no trail / SKYRUNNING. Migrar do asfalto para corridas de montanha tem sido um desafio muito grande, estímulos totalmente diferentes de tudo que já fiz no esporte. Participar do Skyrunner® Brazil Series é sempre uma honra, compartilhar com grandes nomes da corrida de montanha e subir ao pódio ao lado deles é gratificante demais! Competir de igual com meus ídolos do esporte, espero alcançar degraus ainda mais altos no Skyrunning! Sempre trabalhando pensando no resultado a longo prazo.”
Na categoria master, os destaques foram Elen Vasconcellos e Jose Andre Sales. Ambos atletas são da categoria O45 e conquistaram a terceira colocação geral do Desafio Pico do Urubu.