Como um grande defensor do trail running como um esporte limpo e ético, o UTMB Group acredita na necessidade de uma política antidoping forte para apoiar o crescimento do esporte e garantir o integridade e transparência das competições. Em 2024 a empresa reforça o seu compromisso e investirá um mínimo de 100.000 euros em estreita colaboração com a Agência Internacional de Testes (ITA), uma organização independente e especialista na luta contra o doping.
Testes sistemáticos e aleatórios por uma organização independente
Em 2023, o Grupo UTMB assumiu a liderança na luta contra a dopagem, reforçando o seu compromisso ao decidir deixar de depender apenas de testes realizados por agências nacionais antidoping. Como essas agências cobrem todos os esportes, elas não poderiam garantir testes regulares nos eventos da UTMB World Series.
Por isso o Grupo UTMB realizou testes regulares nos vencedores, bem como testes aleatórios, nas Finais e nos Majors. Esses esforços continuarão em 2024, com a empresa investindo em aproximadamente 100 testes em estreita colaboração com o ITA, que fará testes aleatórios em todo o UTMB World Series.
Frédéric Lenart, Diretor Geral do Grupo UTMB: “Como um importante player no trail running em todo o mundo, temos a responsabilidade na luta contra o doping em nosso esporte. Levamos essa responsabilidade muito a sério. Os compromissos que assumimos em 2023 foram necessários e bem recebidos pela comunidade do trail running: vamos intensificá-los este ano. É mais um passo na assistência aos atletas, proporcionando um sólido programa de educação. Estamos ansiosos para apoiar este assunto complexo.”
Uma estrutura clara em conformidade com os padrões internacionais
Um conjunto completo de regras antidopagem, elaborado com o apoio da ITA, está sendo introduzido este ano para garantir a transparência dos regulamentos e sua aplicação, e para fornecer a todos uma ferramenta confiável que esteja em linha com a World Anti-Doping Agency (WADA).
As ‘Regras antidoping da UTMB World Series’ especificam o escopo de sua aplicação, as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas e as penalidades e sanções incorridas por aqueles que apresentam resultado positivo. As regras também fornecem uma lista de substâncias e métodos proibidos e estabelecem as consequências da dopagem, os procedimentos de teste e as exceções terapêuticas, etc.
Educação e conscientização: apoiando atletas em sua jornada esportiva
Para apoiar ativamente os atletas de trail running na compreensão dos seus direitos e ajudá-los a cumprir as suas responsabilidades na luta contra o doping, o Grupo UTMB tem oferecido um programa de educação e sensibilização concebido para corredores. Webinars gratuitos, conduzidos por especialistas do ITA, foram disponibilizados a 1.400 atletas, possibilitando fácil compreensão e aplicação das regras e procedimentos antidoping em vigor, além de ensinar mais sobre os perigos e consequências do doping.
Esses programas educacionais dão aos atletas voz sobre o assunto e oportunidade de fazer perguntas.
Corrine Malcom Membro do Conselho do PTRA: “O teste antidoping e a estrutura que você verá implementados como controles em competições como parte da UTMB World Series estão sendo elaborados há mais de um ano. Nós (o PTRA) estamos extremamente felizes por trabalhar com a equipe do Grupo UTMB e do ITA para dar o primeiro de muitos passos no que diz respeito ao esporte seguro e justo em trail e ultra running.
Reconhecemos que os controles em competição são apenas uma das muitas etapas necessárias e continuaremos a trabalhar com o Grupo UTMB e o ITA para a educação de atletas, equipes e todo o pessoal envolvido nos eventos. Quero reconhecer que isso não é pouca coisa e elogiar o Grupo UTMB por disponibilizar os recursos financeiros para tornar possível esta primeira peça do quebra-cabeça.”
Um parceiro especialista e independente
O Grupo UTMB optou por trabalhar com especialistas antidoping para criar e gerenciar este ambicioso programa. A ITA é uma fundação internacional independente, sem fins lucrativos, especializada na luta contra o doping no esporte. A missão da organização é gerir programas antidopagem independentemente dos poderes esportivos ou políticos, para Federações Internacionais (IFs), Organizadores de Grandes Eventos (MEOs) e todas as outras organizações antidopagem que solicitem apoio.