O triatleta austríaco e especialista em ciclismo de longa distância Michael Strasser fez história ao conquistar as sete montanhas mais altas de sete países alpinos – Áustria, França, Alemanha, Itália, Liechtenstein, Mónaco, Eslovénia e Suíça – sem parar e sem apoio em apenas sete dias. Este feito notável, conhecido como 771 Solo Run, marca o terceiro recorde mundial de Strasser.
Strasser iniciou sua jornada em 2 de julho de 2024, às 4h22, aos pés do Mont Blanc, na França, chegando em seu destino aos pés do Triglav, na Eslovênia, após 7 dias, 10 horas e 56 minutos. Este tempo recorde é agora o FKT (“Fastest Known Time”) para este desafio, acrescentando mais uma conquista de prestígio à sua carreira.
A 771 Solo Run possui no total 1.400 quilômetros com um ganho de elevação de 36.500 metros, sendo que os trechos a pé totalizam 155 quilômetros e 20.500 metros verticais.
“Eu sabia que só quebraria o recorde se dormisse minimamente”, enfatizou Strasser. “Nas primeiras noites dormi cerca de três horas, mas no final, dormi apenas duas horas com uma soneca curta de cerca de 15 minutos durante o dia para reiniciar o ‘computador’.” Por ‘computador’, referiu-se à sua mente, destacando os desafios mentais em detrimento do cansaço físico. “Mas é extremamente importante dormir pelo menos um pouco para poder processar mentalmente todas as impressões.”
“O desgaste físico foi enorme. Toda a descida foi extremamente desafiadora”, explicou Strasser. “Não apenas para os quadris e joelhos, mas também para a cabeça. Você tem que escolher o ritmo certo, o equilíbrio certo entre velocidade e segurança. Se você torcer o tornozelo ou cair, isso pode significar o fim do projeto no qual venho trabalhando há dois anos.”
Strasser não contou com ajuda externa ou assistência motorizada. Não houve carros de apoio, nem parceiros de montanha. Nem mesmo a torcida de amigos e familiares era permitida, pois isso seria considerado apoio mental. O próprio Strasser transportou todo o seu equipamento, incluindo machados de gelo, grampos e tênis, em sua bicicleta Simplon PAVO IV convertida. O veículo ultramoderno e versátil pesava apenas 6,5 quilogramas, mas com o equipamento adicional, o peso total ultrapassava os 20 quilogramas.
Strasser afirmou: “Tive de organizar todas as refeições, todas as bebidas e todos os locais para dormir, e só me foi permitido utilizar infraestruturas acessíveis ao público”.
fotos: Markus Frühmann / Red Bull Content Pool