Os organizadores têm o orgulho de anunciar os headliners e destaques da edição de 2024 do Raid Témiscamingue, que acontecerá de 5 a 8 de setembro.
Em setembro, o Raid Témiscamingue receberá atletas de todo o Québec, incluindo mais de 20
de Abitibi-Témiscamingue, bem como de Ontário, e equipes internacionais da Finlândia, Estados Unidos,
Polônia e Itália.
A equipe Def Leoppard, vencedora da edição de 2023, estará de volta este ano com força total. “Ficamos impressionados com a beleza majestosa de Témiscamingue. O percurso era deslumbrante e as condições eram perfeitas. Foi uma doce vitória! Temos ótimas lembranças do cenário e dos moradores incríveis, e estamos animados para defender nosso título.”, disse George Visser, que correu o percurso com o parceiro Patrick Lussier.
Em 2023, a equipe Northern Adventure, composta pelos finlandeses Lauri Heinaro e Lauri Hollo, se recuperou de um erro de orientação no Dia 1 da competição para garantir o segundo lugar.
Os favoritos deste ano incluem a equipe de elite Raid Bras du Nord, que inclui a ex-atleta olímpica Lyne
Bessette, que acumulou várias medalhas em ciclismo e raids de aventura. Ao lado do campeão canadense de orientação Philippe Côté Jacques, ela lutará pelo primeiro lugar no pódio.
Pela primeira vez, um atleta Anishinaabe participará da seção profissional do raid. Membro da Wolf
Lake First Nation, Tamara King está envolvida em vários projetos de desenvolvimento comunitário, incluindo a administração da Algonquin Canoe Company, localizada nas margens do Rio Ottawa. Emilyse Plante-Pelchat, da cidade de Témiscaming, completa a equipe Bichasaabe. “Queríamos que este projeto inspirasse e unisse as pessoas. Ano após ano, continuamos a trabalhar em estreita colaboração com as comunidades Anishinaabe. Significa muito para nós ter Algonquin raiders entre nossos atletas.”, diz Jean-Thomas Boily, cofundador e diretor de operações da Endurance Aventure.
Outros atletas locais incluem Cédric de Marneffe e Noémie Julien, coproprietários da escola de remo Val-d’Or Eau Vive Expérience. Cédric, um especialista em mapas topográficos, será o piloto e Noémie, a força motriz por trás da L’Équipe du Capitaine.
A equipe Lafrenz N Gauts, também conhecida como Pascal Lafrenière e Manon Gauthier, também representará com orgulho a Témiscamingue ao lado de atletas de classe mundial. Tanto em sua carreira quanto em seu trabalho voluntário, Manon se dedica a promover hábitos de vida saudáveis e inspirar pessoas de todas as idades a se movimentarem.
Imperdíveis do fim de semana
O evento internacional começa na quinta-feira, 5 de setembro, com a cerimônia de abertura às 17h no coração de Rémigny. O raid começa na manhã seguinte, na escola Rivière-des-Quinze em Notre-Dame-du-Nord, com um percurso juvenil de 20 km.
A coordenadora do Raid Témiscamingue, Chloé Beaulé-Poitras, diz que está orgulhosa de dar aos adolescentes esta oportunidade: “Mais de cem adolescentes entre 13 e 17 anos estão inscritos para correr o percurso, durante o qual eles terão que se esforçar e dar tudo de si.” Mais uma vez este ano, cada dupla de adolescentes será acompanhada por um atleta inscrito no Raid Internacional.
O tiro de largada na seção profissional, apresentado pela Caisse Desjardins du Témiscamingue, será dado às 8h em ponto no sábado, 7 de setembro. Os espectadores podem ir ao centro recreativo Rémigny para assistir à primeira largada do fim de semana. Entre 10h e 13h, a cidade de Guérin sediará uma variedade de atividades no cais público Lac des Quinze, incluindo um piquenique ao ar livre.
Os visitantes também podem assistir aos atletas participando de um desafio incomum. A etapa de sábado termina no território Anishinaabe, na comunidade de Timiskaming; as primeiras equipes são esperadas por volta das 14h.
Ao longo da tarde e no início da noite, os espectadores podem aproveitar as atividades tradicionais Algonquin e jogos infláveis no local.
A última partida, às 7h da manhã de domingo, da trilha de caminhada Sentier de l’Eau-de-là em Notre-Dame-du-Nord, verá os invasores enfrentarem a etapa final, que os levará a Saint-Bruno-de-Guigues, a 70 km de distância.
A não perder: o evento de tirolesa no domingo, um desafio espetacular que sempre faz sucesso com o público. Mas o destaque do fim de semana é sempre a linha de chegada, localizada na pista equestre do famoso Festival Western de Guigues. Uma série de atividades organizadas pela comunidade completarão este fim de semana emocionante.