A 14ª edição do Rocky Spirit está próxima e os apaixonados por bike serão mais que contemplados pela programação do festival de cinema ao ar livre. No sábado (31/08) e domingo (1/09), 14 filmes de ciclismo serão exibidos de graça em um telão de 150 metros quadrados no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
Os curtas do universo da bike são apenas uma parte da longa programação de documentários sobre aventura, esportes outdoor, meio ambiente e vida ao ar livre do festival.
Para os fãs da bicicleta enquanto esporte, meio de transporte, estilo de vida ou simplesmente lazer, confira os melhores filmes do festival:
ALTERNATIVAS: EM BUSCA DE QHAPAQ NAN – Colômbia
No final de 2023, os amigos Leonardo Brasil e Adam Mesa embarcaram em uma odisseia com suas bicicletas pelas trilhas mais antigas da América do Sul, conhecidas como rota Qhapaq Ñan. O que se seguiu foi uma série de contratempos, com dias sem acesso a água, abates de alpacas, uma visita ao assentamento de mineração mais alto do mundo, e muito mais.
EVERESTING DOC- Brasil
Everesting é um desafio que transforma uma simples subida em uma conquista monumental: escolha uma elevação em qualquer lugar do mundo e repita o segmento até atingir a altitude do Everest – 8.848 metros. Em Belo Horizonte (MG), um grupo de ciclistas abraçou essa missão nas encostas da icônica Serra do Curral.
FUEGO – França
Este é um aperitivo do longa-metragem que mostra a viagem do francês Kilian Bron e sua equipe da Guatemala ao Peru, com imagens de tirar o fôlego. Bron pedala dos pés do vulcão Fuego até as fachadas coloridas do Bairro Chualluma, em La Paz, passando por formações geológicas do Vale das Almas e pelas Cholitas Escaladoras.
LAYERS – EUA
O curta-metragem mostra como o mountain biker norte-americano Carson Storch se preparou para as descidas e rampas insanas do RedBull Rampage.
MR. CATO – EUA
Mr. Cato é professor do ensino fundamental e profissional de BMX. Ele muda a vida de seus alunos ensinando-os a andar e cuidar de bicicletas, enquanto tenta fortalecer um esporte à beira da extinção nos EUA.
PARTY IN THE PUEBLO – EUA
Acompanhe as 24 Horas do Old Pueblo, a prova que é considerada o Burning Man das competições de mountain bike. Uma vez por ano, o deserto do sul do Arizona (EUA) recebe uma das mais famosas corridas de 24 horas do mundo. Nas trilhas, os participantes devem percorrer o maior número possível de voltas. O resultado é uma festa que celebra o esporte.
PAYDAY
A vida é um eterno recomeço. Uma trilha desaparece, outra emerge do chão. Foram necessários dois anos de trabalho para o neozelandês Billy Meaclem e sua equipe criarem sua nova pista dos sonhos. Um playground perfeito para a turma mostrar do que é capaz.
REFLECTION – Canadá
Experiências traumáticas de seus tempos de jovem ginasta deixaram Tori numa luta constante contra a depressão, a ansiedade e o distúrbio alimentar. Ela então decide confrontar seu passado voltando ao mundo das competições, agora nas corridas de mountain bike. Mais do que a história sobre uma mulher e sua bicicleta, Reflection escancara a batalha de Tori por sua saúde mental.
RELEVO – Brasil
Ciclistas amadores e profissionais enfrentam a etapa brasileira da ultramaratona Bikingman. Durante o trajeto de 1000 km que deve ser realizado em até 120 horas (cinco dias), o curta revela estratégias, dores, desejos e emoções dos participantes.
RIDGELINE: DOLOMITES – EUA
Gee Atherton define esta aventura pelas montanhas implacáveis das Dolomitas italianas como uma das mais loucas que já fez. Acompanhado pelo fotógrafo Dan Griffiths e por seu amigo Jamie Robertson, neste terreno tão perigoso eles precisaram envolver também Brodie Hood, um alpinista experiente e resgatista de montanha.
THE FORGOTTEN COAST – EUA
Armados apenas com bicicletas e jangadas infláveis, o fotógrafo Chris Burkard e os veteranos do rafting e das bicicletas Steve “Doom” Fassbinder e Cameron Lawson partem para uma expedição por 41 rios glaciares da Islândia. Pelo caminho, percorrem 400 km de bancos de areia que constituem uma barreira entre as águas duras do Atlântico Norte, ao longo da costa sul da Islândia.
THE PRESENT – Chile
O documentário traz a história de Dimitri Poffé, um francês de 34 anos que deixou seu país natal para uma viagem de bicicleta da Cidade do México a Ushuaia após testar positivo para a doença de Huntington, uma condição neurodegenerativa rara, hereditária e incurável. Uma história inspiradora de solidariedade que destaca a importância de viver a vida ao máximo.
TIME IS A FUNNY THING – EUA
O filme é uma exploração do tempo e de como ele desaparece quando fazemos o que amamos. O ciclista profissional de montanha Tyler McCaul relembra sua carreira por meio das lentes de seu eu mais velho e mais jovem.
YIN & YANG – Brasil
No deserto de Utah, cenário icônico do Red Bull Rampage, Lua de Oliveira e outras mulheres cavam e pedalam juntas, destacando a colaboração, intuição e equilíbrio — qualidades yin essenciais para atingir o flow. No topo de um cânion, representando a união de yin e yang, Lua se prepara para uma descida épica, mergulhando em experiências profundas.
Programação intensa
Antes da sessão de cinema, a partir das 13h, o gramado do parque é ocupado por oficinas e clínicas gratuitas para toda a família, incluindo aula de yoga e oficina para ensinar as crianças a pedalar sem rodinhas, no qual a criança vai com a própria bike (lembrando que capacete é obrigatório). No fim de tarde, às 17h30, é a vez dos shows musicais. Após o happy hour, ao cair da noite, por volta das 19h, começa a exibição dos filmes. São cerca de duas horas, além da participação de diretores e protagonistas dos documentários. Importante salientar que a programação é diferente em cada dia.
Festival virtual
O Rocky Spirit também conta com uma versão on-line. Entre 2 e 15 de setembro, é possível ver e rever os filmes do festival no conforto de casa, incluindo ainda muitos filmes que não foram exibidos no parque e são exclusivos do streaming.
Serviço
São Paulo – Parque Villa-Lobos
Data: 31 de agosto a 1 de setembro
Horário: das 13h às 22h
A partir das 13h – Oficinas
17h30 – Atrações Musicais
19h- Filmes
Entrada gratuita