O Canada Man/Woman XTRI World Tour, um triatlo extremo de longa distância e a única etapa canadense da prestigiosa série XTRI World Tour, acontecerá em 6 de outubro em Lac-Mégantic. Triatletas de todo o mundo se juntarão a atletas locais para desafiar seus limites físicos e mentais.
Uma delegação internacional de alto nível
Henrik Knutsen, que garantiu o nono lugar no Norseman XTRI World Tour em 2023 e venceu o Swedeman XTRI World Tour em 2022, será um atleta importante a ser observado. Ele competirá contra os principais triatletas canadenses, incluindo Alexandre Fortin, que ficou em segundo lugar em 2023, Vincent Auger, que ficou em terceiro no Triathlon International de Piopolis em agosto passado, e Alexandre Banville, que pretende terminar em primeiro. No total, quase 200 atletas de dez países (México, EUA, Chile, Brasil, Ucrânia, França, Argentina, Romênia e Noruega) enfrentarão o percurso desafiador conhecido por seus 4.500 metros de ganho de elevação e seu acabamento icônico no observatório no topo do Mont Mégantic.
As mulheres também estão bem representadas, com a participação aumentando constantemente a cada ano. Terceira na faixa etária de 45 a 49 anos em 2022, Sophie Chiasson tentará se destacar novamente, e devemos ficar de olho em Élyse Latimer, a vice-campeã do Cornwall Triathlon em 2023. Lynda Gingras, que conquistou a vitória no ano passado em 13 horas, 32 minutos e 24 segundos, estará de volta para enfrentar a meia distância do XTRI SOLO POINT FIVE CANADA. Após o sucesso imediato dessa distância intermediária no ano passado, os organizadores estão animados para confirmar seu retorno, pois continua a ganhar popularidade.
Apoio inestimável da comunidade
Um evento como esse não poderia acontecer sem o comprometimento e a dedicação de mais de 150 voluntários que retornam a cada ano. “O Canada Man/Woman XTRI World Tour se tornou um evento imperdível para nossa cidade. Ele incorpora o espírito esportivo, a resiliência e a beleza natural de nossa região. Temos orgulho de receber atletas de todos os cantos do mundo para enfrentar esse desafio colossal, bem como cidadãos locais que optam por ultrapassar seus limites”, diz Julie Morin, prefeita de Lac-Mégantic.
Os organizadores estão encantados com a crescente popularidade do evento entre os triatletas locais. “Desde o início do evento, novos talentos surgiram. Este é o caso de Philippe Gagné, que venceu a Maratona de Magog com apenas 20 anos. Ele foi muito inspirado pelo Canada Man/Woman XTRI World Tour, e temos orgulho em promover o desenvolvimento positivo em jovens atletas regionais”, observa Jean-Thomas Boily, cofundador e diretor de operações da Endurance Aventure. Os atletas da região de Mégantic, Rafael Nieto, Jeff Wackett, Thomas Paré-Bourque, Cédric Quirion e Bruno Vaillancourt, também estarão na largada.
Um novo evento adicionado ao programa
Juntamente com o evento principal, a Endurance Aventure está introduzindo o Relais Tri Mégantic, apresentado pela TAFISA. Este novo evento, aberto a todos, apresenta uma corrida de revezamento em equipe. Os participantes precisarão se revezar para completar 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 20 km de corrida em equipes de duas ou três pessoas, que podem ser exclusivamente masculinas, exclusivamente femininas ou mistas.