Após quatro dias de intensa programação e troca de experiências, o Abeta Summit 2024 – 21º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura concluiu sua edição comemorativa de 20 anos no último dia 2 de novembro, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (PR), reafirmando sua posição como o maior evento de ecoturismo e turismo de aventura do Brasil.
Com mais de 500 profissionais e a participação de visitantes na exposição aberta ao público, o evento trouxe discussões sobre inovação, sustentabilidade e o futuro do setor. As questões sobre responsabilidade ambiental frente às mudanças climáticas também marcaram os debates do congresso, que contou com painéis sobre a preservação dos destinos naturais do Brasil e os recentes episódios de queimadas e cheias no país.
O encerramento do Summit teve, ainda, homenagem a Luiz Del Vigna, diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), reconhecido por sua dedicação ao longo de duas décadas junto à instituição.
“Este é um evento ancestral, de encontro, que se pauta pelas fases da lua. Somos uma família unida em torno de um sonho”, destacou Del Vigna em sua fala de agradecimento.
Também foram homenageados os atuais e ex-diretores da entidade.
Com o lema “Abeta, 20 anos de vida ao ar livre”, o Summit reafirmou o compromisso da Abeta com o desenvolvimento sustentável e seguro das atividades de aventura. O evento promoveu painéis sobre políticas públicas, experiências turísticas inovadoras e a consolidação de novos roteiros. As palestras abertas ao público também possibilitaram uma maior interação da comunidade local e dos visitantes com temas variados, desde o cicloturismo até astroturismo e preservação da vida silvestre. Além disso, a exposição (Re) Descobrindo o Brasil abriu espaço para os destinos de todos os cantos do país apresentarem seus principais atrativos. De Norte a Sul, o público pôde conhecer o que há de melhor no turismo de natureza brasileiro.
Prêmio Abeta Brasil Natural
O congresso marcou, ainda, a entrega de mais uma edição do Prêmio Brasil Natural. Criada em 2019, a premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar os associados que, de algum modo, servem de inspiração para todo o segmento de ecoturismo e turismo de aventura. Conheça os vencedores deste ano:
Categoria Sustentabilidade (Troféu Acará)
Fazenda Baía das Pedras, em Aquidauana/MS, pela adoção de práticas sustentáveis que valorizam a conservação ambiental e o turismo responsável.
Categoria Segurança (Troféu Jaguaretê)
Ganhadora: MSV, de São Bernardo/SP, reconhecida por sua excelência em medidas de segurança em atividades turísticas, reafirmando seu compromisso com a proteção de clientes e colaboradores.
Categoria Inovação (Troféu Lua Nova)
Ganhadora: Turismo 360, de Maceió/AL, por desenvolver soluções inovadoras que transformam a experiência do turista, modernizando e dinamizando o setor.
Categoria Acessibilidade (Troféu Saci-Pererê)
Ganhadora: MaçaiOK, também de Maceió/AL, por seus projetos inclusivos que tornam o turismo acessível a pessoas com diferentes tipos de necessidades.
Categoria Associada Novata (Troféu Cardume)
Ganhadora: Praia Rica Expedições, de São Félix do Tocantins/TO, que, mesmo como nova integrante da Abeta, já se destacou pela qualidade e inovação em suas práticas.
Escolha do Público (Troféu Curupira)
Ganhadora: Turismo 360, escolhida pelo público, entre as premiadas nas outras categorias, por seu impacto positivo e popularidade entre os participantes do evento.
Troféu Gratidão
Homenageado: Evandro Schütz, da Atitude Ecoturismo, reconhecido por sua trajetória de dedicação e contribuição ao desenvolvimento do ecoturismo no Brasil.