Adventure Racing World Series apoia IARA e campanha contra o World Obstacle e o World Pentatlo

A Adventure Racing World Series (ARWS) é um dos primeiros membros associados anunciados pela recém-criada International Adventure Racing Association (IARA).

A IARA foi formada no final de 2023 com o apoio das organizações nacionais de corridas de aventura de todos os países ativos em corridas de aventura em todo o mundo.

A nova organização foi uma resposta à World Obstacle, categorizando as corridas de aventura como um “esporte de obstáculos” e declarando-se o órgão regulador do esporte, sem consultar os corredores de aventura ou os organizadores.

A comunidade de corridas de aventura rejeitou o World Obstacle após uma consulta independente aos países de corridas de aventura e decidiu estabelecer sua própria Associação para governar este esporte único.

Tendo criado seus Estatutos de Associação, a IARA iniciou seu processo de validação de associação em agosto e a ARWS se inscreveu para ser um membro associado afirmando;

“Como uma organização global de corridas de aventura, a ARWS apóia a nova Associação em seus objetivos de representar a comunidade de corridas de aventura, dar voz a todos os participantes e partes interessadas, melhorar os padrões e a segurança e se envolver com órgãos esportivos e de financiamento em nível nacional e internacional.”

Após uma entrevista com a CEO da ARWS, Heidi Muller, como parte do processo de validação, a IARA anunciou hoje a ARWS como um de seus primeiros membros associados.

Muller disse: “É um privilégio estar entre os primeiros membros de uma organização estabelecida e dirigida por corredores de aventura, e este é um novo capítulo emocionante para o nosso esporte.

“As corridas de aventura são diferentes de qualquer outro esporte, por isso precisam de sua própria associação independente e a IARA tem o apoio total da ARWS, representando mais de 80 corridas, ocorrendo em todos os continentes.

“Estabelecer uma nova associação é uma longa jornada e precisa de uma equipe forte, mas é nisso que os corredores de aventura são bons! Como Membro Associado, contribuiremos com o conhecimento e a experiência adquiridos nos últimos 23 anos de organização e gerenciamento de corridas de aventura em todo o mundo, para ajudar a IARA a ter sucesso.”

A lista completa de membros pode ser vista no site da IARA – https://internationaladventureracing.com/category/newsmedia/

Infelizmente, a World Obstacle continua a reivindicar a governança das corridas de aventura e recusou o pedido da IARA para cessar suas reivindicações de representar o esporte.

Isso apesar do presidente da World Obstacle, Ian Adamson, ter dito em reuniões públicas em 2023 “… Uma comunidade que não quer ser governada é ingovernável. Já vi isso em outros esportes.”

Questionado se respeitaria a decisão do processo de consulta que levou ao estabelecimento da IARA, seja qual for o resultado, ele respondeu: “Sim, claro. Eu já disse isso muitas vezes. Com certeza!”

Um videoclipe da reunião pode ser visto em; https://drive.google.com/file/d/1sUQrllov9axfnw3DqiZs6Q3plcz84gKe/view?usp=sharing

Para piorar a situação, o World Obstacle está agora em processo de fusão com a UIPM (World Pentathlon) para facilitar uma pista de obstáculos substituindo a equitação no Pentatlo Moderno em futuros Jogos Olímpicos.

Estranhamente, isso significa que as corridas de aventura agora estão incluídas como um ‘Esporte de Obstáculos’, no Pentatlo, em uma moção a ser apresentada ao Congresso da UIPM, marcado para 16 e 17 de novembro na Arábia Saudita.

O Motion EB3 afirma: “A UIPM Sports engloba o Pentatlo Moderno e todas as combinações de suas disciplinas descritas no artigo 2.2, bem como o Esporte de Obstáculos. Isso inclui Tetratlo, Triatlo, Corrida a Laser de Obstáculos, Biatlo, Corrida a Laser e disciplinas autônomas de Esporte de Obstáculos, não se limitando a ninja, corrida de obstáculos (OCR) e corrida de aventura.”

Essas 3 palavras estão enterradas na página 194 de um documento incrivelmente complexo de 348 páginas e todo o esporte de corridas de aventura não sabia que isso estava acontecendo até que o site de corridas de aventura SleepMonsters.com revelou a notícia em 30 de outubro. (www.sleepmonsters.com/news.php?article_id=7279 )

Muller comentou: “É inacreditável que nosso amado esporte de corrida de aventura possa ser sequestrado por dois outros esportes, que não têm nada em comum com ele. No entanto, é verdade, e as corridas de aventura estão sendo negociadas pela World Obstacle como parte de seu acordo com o Pentatlo em busca de ambições olímpicas.

“O ARWS é a maior e mais estabelecida organização em corridas de aventura, organizando Campeonatos Mundiais desde 2001. Nosso último Campeonato Mundial na África recebeu participantes de 35 países e agora estamos nos preparando para sediar nosso 20º Campeonato Mundial no Equador, mas nenhum de nossos diretores de corrida foi consultado em nenhum momento pela World Obstacle.

“A ARWS e todas as nossas raças membros dão total apoio à IARA e à sua campanha #ARsaysNO contra essas ações do World Obstacle e do World Pentathlon.”

A IARA pediu à World Obstacle que cessasse as reivindicações de representar corridas de aventura, mas eles continuam a fazê-lo. Eles também entraram em contato com os membros do conselho da UIPM e todos os membros nacionais da UIPM pedindo que as corridas de aventura fossem removidas da moção em seu congresso.

As associações nacionais de corridas de aventura também entraram em contato com a UIPM individualmente, assim como corridas e corredores. Há também uma petição contra a moção da UIPM, que tem mais de 1100 signatários em menos de uma semana (https://www.ipetitions.com/petition/ar-says-no-to-uipm) e os membros do COI estão sendo avisados do que está acontecendo.

Muller continuou; “Há um clamor contra este movimento da World Obstacle para incorporar corridas de aventura nos estatutos do Pentatlo Mundial contra a vontade da comunidade de corridas de aventura e da associação que os representa.

“Peço ao World Pentathlon que remova as corridas de aventura da moção em seu congresso e ao World Obstacle cesse suas reivindicações de representar as corridas de aventura. Eles não o fazem e não têm autoridade ou mandato para incluir corridas de aventura como um esporte de obstáculos como parte de sua proposta de fusão com o Pentatlo Mundial.

As cartas ao Pentatlo Mundial e uma declaração da IARA sobre esta situação podem ser vistas em https://internationaladventureracing.com/category/newsmedia/