As alucinações são parte integrante das corridas de expedição com muitos dias de duração. Os participantes levam seu corpo ao limite em busca da finalização da prova no menor tempo possivel e ficar sem dormir para progredir mais rápido é uma das opções. Mas nada é feito sem consequências e ter visões no meio da prova acaba sendo um coisa normal, inclusive de forma coletiva.
Leia abaixo algumas estórias de Erich Feldberg, fundador e capitão da equipe Rosa dos Ventos:
“A Corrida de Aventura só pode ser totalmente vivenciada por aqueles que experimentam competições de mais de 24 horas. Aprender a lidar com o sono é um dos desafios mais difíceis nas provas longas, pois ao dormir tempo demais dificilmente a equipe terá um bom resultado e dormindo de menos, os riscos de colapso na navegação e/ou acidentes e brigas cresce muito. As equipes que enxergam isto e conseguem traçar uma boa estratégia estão sempre a frente das demais.
Nos mais de dezessete anos correndo com a Rosa dos Ventos, acabei criando técnicas que me ajudaram a lidar com o sono sem a necessidade de usar cafeína ou qualquer outra substância. Só comecei a utilizar cafeína recentemente, pois a idade potencializa o sono durante a prova.
Além da estratégia traçada para prova, definindo a quantidade de horas que se dormirá a cada 24hs, há outras técnicas que podem parecer estranhas a quem nunca teve esta experiência, como intercalar dormir alguns segundos pedalando e ficar desperto. Técnica boa quando a estrada é mais plana e reta. E dormir andando, segurando a mochila do companheiro, também é algo comum de se ver nas equipes acostumadas a provas longas. Na seção de canoagem é o mais difícil, pois não tem como coordenar a remada e dar umas cochiladas. O que acaba acontecendo é um choque de remos que te acorda.
Destas situações o mais legal é relembrar os momentos engraçados que aconteceram durante estes momentos de sono intenso. Lembro de uma prova do Raid Terra em que já estávamos varando a segunda noite sem dormir e durante um trekking em um estradão rural de terra eu estava praticamente dormindo em pé enquanto caminhávamos. Em determinado momento, eu era o último dos quatro e sonhei ter visto um touro na estrada vindo pra cima da gente. Acordei do cochilo gritando para a equipe CUIDADO COM O TOUROOOOOO!!!!. Todo mundo tomou um susto e ameaçou uma fuga, até perceberem que era alucinação. Foi bem engraçado na hora e ajudou a acordar.
Outra situação foi durante uma remada na represa de Salesópolis durante a Litoral 2000. Na primeira noite de prova, por volta das 11hs da noite, começamos uma remada que durou aproximadamente 4 horas. No meio da represa eu já estava quase apagando quando gritei pra equipe CUIDADO COM O TREM!!!! o que nesta situação só gerou muita risada pelo absurdo da situação. Quem tem experiência sabe que é comum você sonhar acordado nos momentos em que o sono bate forte e as visões que aparecem muitas vezes geram situações cômicas.
Tenho muita paixão pela Corrida de Aventura, principalmente pelas provas que varam a noite. Lembro bastante de todas as competições que participei e relembrar estes acontecimentos foram bem legal. Pena que com a idade atual está cada vez mais sofrido fazer as provas de mais de 250km, mas quem tiver uma equipe paciente, quando precisar é só chamar!”