Em 2025, o autêntico e vibrante espírito brasileiro estará refletido na identidade do time, destacando nossas raízes nacionais
e a alta performance dos nossos talentos
É com a missão de desenvolver o esporte que há 10 anos foi criado o Specialized Racing BR, o time de Cross Country da Specialized no Brasil. O intuito sempre foi trabalhar as categorias de base, para formar os futuros ídolos nacionais. Em 2025, a marca deu um passo além nessa missão. Com uma identidade visual completamente renovada, dois atletas competindo na categoria Elite, e um novo integrante, o Specialized Racing BR começa a temporada apresentando ao mundo tudo o que o Brasil tem de melhor.
A inspiração para a nova identidade visual vem de toda nossa riqueza cultural, como explica Giulia Bruno, Head de Marketing: “O Brasil é um país vibrante e diversificado, repleto de cultura, cores, sabores, músicas e estilos. Cada região reflete a criatividade e a riqueza do nosso povo. No ciclismo, temos um potencial imenso a ser explorado e compartilhado. Com paisagens deslumbrantes, trilhas únicas e uma identidade cultural tão forte, o Brasil não é apenas o país do futebol — é também uma potência em formação no universo do ciclismo”.
É com esse espírito autêntico que, em 2025, nós queremos levar ao mundo um pouco de todo o nosso potencial, elevando os nossos atletas e mostrando que o Brasil é também o país do ciclismo. “A Specialized sempre acreditou no talento brasileiro e, com essa nova fase do time, queremos reforçar ainda mais essa conexão entre performance, identidade nacional e o futuro do esporte”, complementa Letícia Coura, Sports Marketing Brasil.
O Specialized Racing BR, como um time UCI, começa a temporada tendo dois dos principais nomes nacionais disputando na Elite, com os maiores ciclistas do mundo. Gustavo Xavier entra em seu segundo ano na categoria, enquanto Alex Malacarne faz a sua estreia. Ambos vêm de um ano com resultados importantes e visualizam se manter entre os 40 melhores do mundo para largarem o XCC nas etapas de Copa do Mundo.
A novidade no time fica por conta de Miguel Volpini. O ciclista, que é o atual Campeão Brasileiro Juvenil, se junta ao Racing BR fazendo dupla com Gustavo Nogueira, que vai para o seu segundo ano na Junior. Para representar as mulheres, o time segue com Nina Carvalho, atual campeã brasileira júnior e que levará, literalmente, a bandeira nacional no peito em todas as competições do ano.
Henrique Furtado continua a ser o Team Manager, com a função de seguir elevando o time e formando os futuros campeões e ídolos do esporte nacional. “Nossa missão é construir um time que não apenas alcance resultados expressivos, mas que também inspire a próxima geração de ciclistas brasileiros. Temos talentos incríveis e um cenário propício para o desenvolvimento do esporte. O Specialized Racing BR 2025 chega para consolidar essa trajetória”, explica o treinador, que já comanda a equipe há 9 anos.
A temporada de 2025 está recheada de disputas nacionais e internacionais. Junte-se nessa torcida para colocar o ciclismo brasileiro em evidência, elevar os nossos atletas e colocar o Brasil no local mais alto do pódio.