Jérome Bresson, o novo Master of the Summit. Lyne Bessete mantem o titulo
Jérôme Bresson venceu sua aposta. O atleta de 35 anos se tornou no domingo (08) o novo campeão do Canada Man/Woman ao vencer a segunda edição do Xtreme Triatlhon realizado na região de Lac-Mégantic, Canadá. E pelo segundo ano consecutivo, a mulher mais rápida foi a atleta olímpica Lyne Bessette, mantendo seu título do ano passado e chegando na terceira colocação geral, atrás de Bresson e Sylvain Lafrance.
Bresson completou os 3,8 Km de natação, 180 Km de bicicleta e 42 Km de corrida em um tempo de 10h59m37s, baixando a marca estabelecida ano passado pelo britânico Chris Stirling ano passado com 11h08m24s.
O novo campeão melhorou seu tempo em relação ao ano passado, quando chegou em segundo lugar. Acompanhado de sua familia, o campeão cruzou a linha de chegada montada no Observatório Mont-Mégantic após uma longa jornada de 226 quilômetros e melhores condições climáticas que 2017.
“Meu objetivo era 10h45, mas o vento na seção de ciclismo deixou tudo mais difícil e foi mais ou menos o tempo que eu tinha estabelecido”, disse Bresson. “Mantive um ritmo mais tranquilo no começo do percurso de corrida para conseguir terminar fazendo força.
Ao entrar na trilha, sabia que teria que correr por 1h22m no trecho final para conseguir terminar em menos de 11 horas. Posso dizer que tinha prova foi perfeita do início ao fim. Não senti perda de energia, meu apoio me ajudou muito bem. Alcancei meu objetivo!”
Bresson saiu da água em 4º lugar e passou a diminuir a diferença de 6 minutos do líder Nicolai Siggel no ciclismo e o ultrapassou antes do quilômetro 80, mantendo a posição até o final e chegando quase uma hora à frente do segundo colocado Sylvain Lafrance (11h54m06s).
Lyne Bessette terminou com o tempo de 12h02m00s e adotou uma estratégia diferente este ano. Ela decidiu não treinar natação e usou uma bicicleta time-trail, o que funcionou para ela. Ano passado ela terminou em 10º lugar geral com 12h37m43s. “Este ano não nadei na frente (dos participantes), saí atrás do pelotão e terminei a natação cinco minutos antes”, ela explicou. De qualquer maneira, eu detesto nadar! Para o ciclismo, me ajduou nas subidas, minhas pernas estavam mais leves. Estava calor, com certeza, mas não sofri com isso.”
Levou mais duas horas para conhecer a segunda colocada. A uruguaia Federica Frontini venceu a montrealesa Joannie Desroches na seção de corrida e chegaram com pouco tempo de diferença, respectivamente 14h14m21s e 14h21m12s.
A próxima edição está programada para acontecer nos dias 06 e 07 de julho de 2019.
Mais informações: www.caxtri.com
Veja algumas imagens do evento