O Pirineo Navarro inaugura no dia 28 de setembro a Eremua, primeira estação de Bike e Trail de Navarra, situada no Valle de Esteribar, local onde se encontra trilhas clássicas como o Caminho de Santiago Navarro e as provas Rocesvalles Zubiri e Nafarroa Extrem.
Programa de apresentação Eremua
A apresentação institucional acontecerá na sexta-feir, 28, mostrando o nascimento de Eremua com a união de forças entre Bike Eremua, Nafarroa Xtrem, Ajuntamento de Esteribar e Cederna Garalur, tanto com o desenho dos percursos quanto com a ajuda de entidades locais para a promoção de espaços desportivos, culturais ou turísticos de grande projeção no Valle de Esteribar.
No sábado (29) e domingo (30) acontecerão rodagens de mountain bike e trail para conhecimento da área. Grandes esportistas locais serão os anfitriões e guias dos assistentes, como Beñat Seminario, que volta a sua terra natal após disputar a Copa do Mundo de Enduro.
Entre os assistentes, destaques para os tricampeões Luis Alberto Hernando, campeão da ITRA 2016-17-18 e o jovem Daniel Osanz, que este ano ganhou as três modalidades no Mundial Junior Skyrunning.
O que é uma estação de Bike e Trail?
Uma estação de Bike e Trail oferece um conjunto de serviços associados a rotas preparadas para a prática das atividades esportivas. Cada traçado conta com sinalização própria, demarcando o caminho e informando a distância e nível de dificuldade.
Eremua Estação de Bike e Trail
O Valle de Esteribar situa-se a 10 minutos de Pamplona, porta de entrada do Pirineo Navarro e possui inúmeras trilhas abertas por contrabandistas, caçadores, lenhadores, pastores e animais da região em toda a sua história.
E com isso a estação possui trilhas de diversos niveis, desde aquelas para as crianças e familias até os mais experiêntes. Eremua quer ser um grande espaço natural do Pirineo Navarro para a prática esportiva, cultural e turistico, oferecendo inclusive a infra-estrutura de alojamentos para aqueles que querem organizar jornadas de treinamento.
O centro de atendimento localiza-se no Polidesportivo de Zubiri, onde há informações dos percursos, tracks e aluguel de GPS, materiais de reposição, guias especializados, possibilidade de vestuários, piscina pública, boxes para limpeza de bicicletas, bar, restaurante, estacionamento, etc.
Laura Sola, campeã Espanhola Ulltras FEDME 2018 também estará presente no evento. “Tenho a sorte de viver muito perto de Zubiri, um paraíso a ser descoberto, onde agora há diversas rotas marcadas para que seja mais fácil percorrer os caminhos infinitos. Você não pode deixar de conhecer, não vai se decepcionar,” disse a atleta.
Para Sergio Garasa, diretor da Alpinultras, “Fechar o terceiro ano de trabalho da Alpinultras apresentando Eremua como nosso segundo centro permanente em um local privilegiado como é o Pirineo Navarro, nos deixa contente. Ele se unirá ao (centro) de Canfranc, que foi aberto um ano atrás. Celebraremos também a união de três diretores de provas do circuito em Eugi: Nafarroa Xtrem (Aitor Iraizoz); Desafío El Cainejo (Marino Pérez) y Ultra Canfranc Canfranc (Alex Varela).”