O Raid Del Viento é a última corrida de demonstração do Adventure Race World Series deste ano, e as corridas de expedição um pouco mais curtas em novos locais se mostraram muito populares.
Esse é com certeza o caso do Raid Del Viento na Patagônia Argentina, que preencheu suas vagas rapidamente e receberá 32 equipes com atletas de 13 nacionalidades na largada no dia 09 de outubro.
A combinação da Patagônia com um competição do ARWS mostrou ser uma opção irresistivel para as equipes e essas foram as palavras de alguns atletas sobre o motivo de terem feito a inscrição:
Merrell Chips Adventure Team (Uruguai) – Nico Davyt
“Nossa equipe foi formada a mais de 13 anos e participamos de quase todas as corridas do circuito uruguaio (www.auca.org.uy).
Por muitos anos sonhamos em participar de uma prova do ARWS e o Raid del Viento nos animou novamente. Os custos são mais baixo porque é um país vizinho e sabemos que correr na Argentina vamos encontrar lugares maravilhosos para os amantes de aventura como nós.
Nós praticamente moramos no nível do mar e estamos ansiosos pelas paisagens de montanhas, lagos, vulcões e neve. Pelo que pudemos ver, tudo isso estará presente nesta corrida. Quando alguém diz ‘Patagônia’, você sabe que será incrivel!”
Merrell/Leki (Dinamarca, Suécia, Nova Zelândia) – Lars Bukkehave
“Nossa equipe venceu em Oregon no começo do ano (outra ARWS Demonstration Race) e estávamos procurando outra corrida para fazer juntos (Mike não conseguirá ir e então o substituímos por Tom Spencer da Nova Zelândia).
Todos queríamos ir para a Argentina e ver algumas montanhas remotas. Raid Del Viento nos ofereceu isso e a seção de cordas parece que será épica. Estamos prontos para correr no hemisfério sul – e eu acabo de receber a bússola!”
Alquimistas NonStop (Argentina) – Martin Sangiacomo
“Esta será a primeira participação da equipe numa corrida ARWS, portanto estamos muito ansiosos, mas treinamos muito para terminar a corrida.
Escolhemos essa corrida porque amamos a Patagônia e não conhecemos a região de Chos Malal – pelo menos até agora!”
Team Patagonia (Argentina) – Francisco Quirno Cost
“Bem… nós somos da Patagônia e queríamos ter essa experiência perto de casa. Conheço os organizadores Daniel e Miriam portanto tenho certeza que será uma excelente corrida.
Pessoalmente, as cinzas do meu pai estão na ‘Cordillera del Viento’, por isso é muito especial para mim também.
Não temos patrocinadores e fizemos um financiamento coletivo com muitos amigos, que nos ajudaram a conseguir o dinheiro para participar da corrida – por isso de alguma forma somos a maior equipe da corrida!”
Adventure Medical Kits (USA) – Mari Chandler
“Os diretores do Raid del Viento nos convidou para ir à Argentina para participar deste nova prova do ARWS. Nenhum dos integrantes esteve tão longe, viajando ou correndo, na América do Sul e aceitamos rapidamente a oportunidade!
Será uma longa viagem apenas para estar na largada, mas a equipe está ansiosa pela nova aventura e correr no belo país que é a Argentina.”
Team XK Ansilta (Argentina) – Juan Ignacio Ceseracciu
“Na Argentina o esporte de aventura e especialmente a corrida de expedição está aumentando de nivel. Há cinco anos poucas pessoas participavam das corridas de expedição e esta prova é especial pois faz parte do calendário AR World Series.
A organização ajuda a impôr algumas regras e essa padronização e o fato do Raid del Viento ser parte do calendário ARWS atrai muitas equipes estrangeiras com as quais nós, argentinos, nem sempre temos chance de nos comparar técnicamente e físicamente. Agora teremos essa chance.”
Team 4Sport (Chile) – Gerardo Romeny
“Raid del Viento é uma boa oportunidade de participar do ARWS e nos testar contra equipes muito boas. Eu pessoalmente estou muito curioso para saber a diferença que existirá entre nós e a Adventure Medical Kits. Acho que será uma boa comparação entre uma das melhores equipes do mundo e nós.
E geograficamente a prova é muito próximo de nós (estimamos umas 07h de viagem até Chos Malal) e o valor da inscrição foi acessível. Uma corrida ARWS, perto de casa, com um bom preço, como poderíamos perder?”
Uruguay Natural Ultra Sports – Ruben Manduré
“Esperamos encontrar no Raid del Viento o velho espírito do Desafio de los Volcanes ou Tierra Viva, autênticas corridas de expedição nos Andes. Sentimos falta disso!
Daniel Pincu, organizador, é meu amigo. Corremos juntos muitas vezes e em 2003 estivemos na primeira edição do Patagonian Expedition Race, conquistando um pódio bastante seletivo. Corremos juntos também na Argentina, Espanha, África do Sul e Brasil.
E agora nossa equipe está treinando forte para o desafio de enfrentar muitas equipes fortes em Neuquén.”
Alquimistas Mix Team (Argentina) – Pablo Badenes
“Por muitos anos estamos fazendo corridas de expedição na Argentina e na América Latina. Essa é uma oportunidade de conhecer o circuito mundial em nosso próprio país.
Será uma corrida fantástica onde esperamos nos medir contra as melhores equipes do mundo.
Esperamos que a Patagônia Argentina consiga um lugar fixo no Circuito Mundial!”
A prova acontece entre os dias 09 e 14 de outubro na região norte de Neuquén, Argentina, e terá percurso de 300 quilômetros a serem percorridos em trekking, mountain bike, técnicas em cordas, orientação, canoagem e snowshoeing.
Mais informações sobre a prova no site www.raidelviento.com