Ultra Trail Run 70k Brasil Ride fecha seletiva de provas para o mundial 2019

A quarta edição da Ultra Trail Run 70k Brasil Ride será realizada em Botucatu (SP), no dia 8 de dezembro. São esperados mais de 1.200 corredores, que irão encarar, nas trilhas e montanhas da região da Cuesta Paulista, as distâncias 70 km, 32 km, 16 km e 5 km, além da categoria kids, com percursos de 300 e 600 m.

Trata-se da última oportunidade para os corredores somarem pontos em solo brasileiro, visando a classificação para importantes provas do calendário mundial, como a francesa UTMB – Ultra Trail du Mont-Blanc. A competição também é a última da seletiva do Campeonato Mundial de Trail Run de 2019, em Portugal, uma vez que a Ultra Trail Run 70k da Brasil Ride é uma das cinco provas no País entre as eleitas para definir quem serão os representantes brasileiros no Mundial da próxima temporada.

“Qualquer corredor que terminar os 70 km em Botucatu somará 4 pontos no ranking da ITRA. Para garantir participação em provas maiores do exterior, como a UTMB, é necessário uma quantidade mínima de sete pontos. Ou seja, completando a Ultra Trail Run 70k no mês que vem, o atleta precisa ter somado mais 3 pontos em outras provas e assim pode disputar a UTMB, por exemplo”, explica Rafael Campos, diretor de prova da Ultra Trail Run 70k da Brasil Ride.

Mundial Trail 2019

“Portugal sediará o Mundial da modalidade em junho do ano que vem. São cinco as provas escolhidas no Brasil para que os atletas pudessem pontuar e disputar as duas vagas femininas e outras duas masculinas, do que chamamos de circuito seletivo. No calendário do País, a Ultra Trail Run 70k Brasil Ride é a ultima prova e, por isso, tem grande importância”, conta Sidney Togumi, responsável pelas atividades do trail run na CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). Esta é a segunda vez que a corrida faz parte do calendário da ITRA.

Miranda do Corvo, em Coimbra, será a sede do Mundial em 2019, entre os dias 6 e 9 de junho. “O atleta tem que ter três resultados para estar na disputa das vagas para o Mundial, sendo dois deles entre essas cinco competições definidas pelo ranking brasileiro de trail run, ou então em provas deste mesmo nível, só que no exterior, disputas essas com peso 4 na ITRA. Somados os pontos ganhos em cada prova, aqueles que tiverem maior pontuação irão para o Campeonato Mundial de Portugal representar o Brasil”, completa Togumi.

Programação

A largada dos 70 km será a primeira do sábado, às 6h. Às 8h30 sairá o transfer dos atletas da prova de 32 km para local de largada, a Fazenda Pedra do Índio. Às 10h será a vez da largada dos 32 km.

A Trail Kids será a primeira corrida no período da tarde, às 14h. Em seguida largarão os corredores dos 16km, às 15h, e os 5 km encerrarão a competição, a partir das 16h. O início da premiação tem horário previsto para 17h30, no mesmo local onde ocorrerão todas as chegadas.

A Ultra Trail Run 70k Brasil Ride tem os apoios da Prefeitura Municipal de Botucatu, Unidas e da SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Mais informações: www.brasilride.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *