Depois de uma batalha contra o calor de 30º, 127 quilômetros e 7.600m de desnível, Dmitry Mityaev (RUS), Luis Alberto Hernando (ESP) se juntaram a Timothy Olson (EUA) para a volta final em torno do centro da cidade de Bad Gofgastein, Áustria, e serem coroados campeões da adidas INFINITE TRAILS 2019.
O formato em revezamento, com cada atleta percorrendo uma alça do percurso, foi completado em 13h04m27s. “Ganhar esta corrida com os eles foi realmente especial,” disse Mityaev.
Mytyaev venceu a primeira alça na batalha contra o alemão Palzer
O primeiro loop foi aberto por Mityaev às 04h00, pronto para percorrer os 25 Km/1.900m até o ponto mais alto de Gamskarkogel, disputando metro a metro o espaço com o alemão Anton Palzer, especialista vertical. O russo conseguiu abrir vantagem apenas na parte da descida.
“Estou muito feliz com o resultado,” disse Mityaev. “Eu nunca esperei conseguir acompanhar Anton, já que esse percurso é especialidade dele, enquanto eu me especializo mais em distâncias maiores. Mas quanto percebi que poderia vencê-lo, comecei a fazer força e agora estou aqui”, resumiu o primeiro russo a conquistar um pódio no TDS/UTMB.
Hernando dominou o segundo loop
O tricampeão mundial de trail, Luis Alberto Hernando, foi o responsável pelo segundo loop, com características de ultradistância (60 Km /3.600m).
Embora o chinês Luo Tao tenha começa a corrida em um ritmo incrível e pudesse ficar no calcanhar de Hernando, chegando até mesmo a diminuir sua folga de 10 minutos pela metade, o espanhol não se intimidou.
Depois de 06h28m06s ele “passou o bastão” para Olson com uma vantagem de 27m27s sobre a segunda colocada, a equipe formada por Tao, Anthamatten e Buyongwon.
“Foi uma corrida difícil, mas bonita”, disse Hernando. “Além disso está muito quente, por isso estou feliz que tenha terminado em um bom tempo.”
Olson fechou o terceiro loop
Olson fez bom uso da liderança que seus companheiros de equipe lhe entregaram e rapidamente encerrou o loop 3 de 40 Km / 2.100m, fechando a prova com o tempo total de 13h04m27s.
Os espectadores fizeram a festa na chegada do atleta norte-americano e na reunião com seus companheiros de equipe para serem coroados campeões da adidas INFINITE TRAILS 2019.
Trios Femininos
Entre as mulheres o final foi dramático. A maior parte da corrida foi liderada pelo trio formado por Sheila Aviles (ESP), Abby Hall (EUA) and Kim Schreiber (GER), mas no último loop, Schreiber ficou sem energia e Jasmin Nuninge (SUI) – que correu com Yngvild Kaspersen (NOR) e Ekatarina Mityaeva (RUS) – diminuiu a diferença e seu trio terminou em primeiro lugar.
Algumas fotos do percurso
Resultados
Masculino
1. Dmitry Mityaev (RUS), Luis Alberto Hernando (ESP), Timothy Olsen (USA)
Tempo: 13:04:27
2. Anton Palzer (GER), Benjamin Bublak (GER), Janosch Kowalczyk (GER)
Tempo: 13:32:27
3. Raul Criado Sanchez (ESP), Manuel Anguita Bayo (ESP), Ruben Vigil Chacon (ESP)
Tempo: 13:55:32
Feminino
1. Yngvild Kaspersen (NOR), Ekatarina Mityaeva (RUS), Jasmin Nuninge (SUI)
Tempo: 15:48:22
2. Sheila Aviles (ESP), Abby Hall (USA), Kim Schreiber (GER)
Tempo: 15:53:11
3. Alba Xandri (ESP), Roser Espanol (ESP), Silvia Puigarnau (AUT)
Tempo: 17:15:30
Misto
1. Deborah Chiarello (SUI), Adrian Niski (GER), Marcel Höche (GER)
Tempos: 14:51:54
2. Annemarie Begusch (AUT), Markus Stock (AUT), Werner Sturm (AUT)
Tempo: 15:51:48
3. Stephanie Kröll (AUT), Martin Kaschmann (AUT), Patrick Hörhager (AUT)
Tempo: 16:09:57
Mais informações: infinitetrails-worldchampionships.com