Estrelas do ciclismo se reúnem em Pomerode para a 2ª edição da UCI Gran Fondo World Series

Prova terá 1.200 ciclistas de vários países em busca da classificação para o Campeonato Mundial de Gran Fondo de 2025

Um pelotão de estrelas se prepara para a segunda edição da prova de ciclismo internacional UCI Gran Fondo World Series, no dia 10 de novembro, em Pomerode (SC), a cidade mais alemã do Brasil.

A prova de ciclismo clássico é a única classificatória na América do Sul para o Campeonato Mundial de Gran Fondo da UCI de 2025, que será realizado na Austrália.

No ano passado, a UCI Gran Fondo Pomerode reuniu mais de mil participantes de 11 países e classificou 167 ciclistas para o Campeonato Mundial deste ano, realizado na Dinamarca em agosto. O Brasil compareceu com 45 ciclistas que obtiveram a classificação na prova catarinense no ano passado.

Este ano, a organização espera 1.200 ciclistas vindos de vários países da América do Sul e América do Norte e Europa.

Força Colombiana
Entre os estrangeiros, merece destaque a participação do colombiano Jonathan Jimenez, vice-campeão do GFNY (Gran Fondo New York) na categoria 39 anos.

“Meu amigo catarinense André Gohr treinou aqui comigo e me convidou para ir ao Brasil. Então decidi ir buscar a classificação para o Mundial do ano que vem na Austrália”, disse o ciclista, que completou 40 anos recentemente e promete lutar pela vitória geral em Pomerode.

O norte-americano Michael Birrel disputou a UCI Gran Fondo de Pomerode no ano passado e obteve a classificação e disputou o Mundial de Gran Fondo da UCI, em agosto.

“Minha razão para disputar novamente a etapa de Pomerode é o alto nível dos competidores e também para curtir a beleza da prova brasileira”, garantiu o texano de 60 anos que reside em Cochabamba, na Bolívia.

Outro estrangeiro que retorna a Pomerode para buscar a classificação para o Mundial de Gran Fondo UCI de 2025 é o alemão Henry Schwarz, que disputa na categoria 65-69 anos. Schwarz aproveitou a corrida no Brasil no ano passado para viajar com a família e conhecer um pouco do Brasil e de países vizinhos.

“Foi nossa primeira visita à América do Sul e também estávamos curiosos sobre as raízes alemãs em Santa Catarina. Depois da prova, viajamos pela América do Sul por mais quatro semanas”, conta.

Destaques nacionais
O campeão geral do ano passado, o mineiro Hugo Prado Neto (OCE-SPZ BR), não poderá defender o título, pois estará em um outro compromisso profissional, mas reconhece a UCI Gran Fondo Pomerode como a mais importante prova de ciclismo de longa distância do Brasil.

“Infelizmente não poderei defender meu título. A UCI Gran Fondo Pomerode é importante não só para o atleta amador de ponta, mas também para quem viver a experiência de correr uma prova do calendário mundial. A prova de Pomerode agrega muito ao ciclismo brasileiro. É uma corrida Premium no Sul do Brasil e por estes motivos eu a considero provavelmente como a principal prova de ciclismo de estrada do Brasil. O local é sensacional e Santa Catarina tem uma cultura muito forte de ciclismo de estrada, principalmente”, disse o campeão geral do ano passado, que correu na categoria 45-49 anos e venceu a prova em 2h55min34s.

A UCI Gran Fondo Pomerode terá ainda muitos nomes de destaque do ciclismo nacional como Márcio May, Daniel Rogelin, Ricardo Pscheidt, Thiago Drews (Brou Bruto), além da pentacampeã brasileira de ciclismo de estrada e de crono individual Ana Paula Polegatch. A ciclista e comentarista Ana Lídia Borba é outro nome confirmado em Pomerode.

Circuitos no Vale Europeu
Serão dois percursos de baixa altimetria no Vale Europeu Catarinense, com largada e chegada em Pomerode. A Gran Fondo terá 120km e 1.140m de altimetria acumulada e o Medio Fondo, 80km e menos de mil metros de altimetria acumulada.

A concentração de largada e chegada será no Centro Cultural de Pomerode, junto ao Teatro Municipal e à fábrica da Cervejaria Artesanal Schorstein, localizados junto ao Passeio Pomerano, com cafés, restaurantes e parques temáticos da cidade, incluindo o mais novo Spitz Pomer Park, bem em frente à largada.

No local haverá uma feira com expositores e lojas de várias marcas do mercado de bicicletas durante o final de semana da prova, além de bandas e outros entretenimentos.

Mais informações:
www.ucigranfondobrasil.com.br