UCI Gran Fondo Pomerode: 12 motivos para viver a experiência

Prova no dia 10 de novembro tem inscrições abertas até o dia 30 de outubro; confira as atrações da única seletiva do Mundial de Gran Fondo na América do Sul

A cidade catarinense de Pomerode vai receber no dia 10 de novembro a segunda edição da etapa brasileira do circuito UCI Gran Fondo World Series. A prova internacional de ciclismo de estrada será no dia 10 de novembro e são esperados 1.200 ciclistas vindos de vários países.

A corrida é a única seletiva na América do Sul para o Campeonato Mundial de Gran Fondo da UCI em 2025, na Austrália. Podem participar ciclistas amadores e profissionais que não integrem equipes ProTour com idade entre 19 e 89 anos.

Em 2023, a prova reuniu mais de mil ciclistas de 11 países e este ano o evento promete ser ainda maior e por isso listamos 12 motivos para correr a maior prova de ciclismo de estrada do Sul do Brasil, e única com a chancela UCI na América do Sul.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de outubro no site www.ucigranfondobrasil.com.br

1 – Prova internacional com chancela UCI
A UCI Gran Fondo Pomerode oferece a experiência única de pedalar em um pelotão de altíssimo nível, com ótima estrutura e segurança.

2 – Única classificatória na América do Sul
O circuito UCI Gran Fondo World Series 2024/25 tem 30 seletivas em 25 países de cinco continentes e a UCI Gran Fondo de Pomerode é a única classificatória na América do Sul.

Em Pomerode serão qualificados para o Mundial de Gran Fondo de 2025 os primeiros 25% dos colocados de cada faixa etária.

Além do Brasil, o circuito tem etapas na Austrália, Indonésia, Turquia, Israel, Jordânia, Dubai, Itália, Portugal, Espanha, Chipre, Hungria, Áustria, França, Alemanha, Luxemburgo, Estônia, Eslovênia, Dinamarca,  Costa Rica, Japão, Sérvia, Irlanda, Suíça, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

3 – Dois percursos de altimetria acessível
Serão dois percursos de baixa altimetria no Vale Europeu Catarinense, com largada e chegada em Pomerode. A Gran Fondo terá 120km e 1.140m de altimetria acumulada e o Medio Fondo terá 80km e menos de mil metros de altimetria acumulada.

4 – Super Kit do Atleta com medalha UCI
Todo inscrito receberá um kit com a exclusiva jersey oficial do evento e todos os ciclistas que forem ao pódio e os classificados para o Mundial de 2025 recebem a exclusiva medalha de pódio fornecida pela própria UCI.

Além disso, a organização brasileira vai oferecer uma medalha de Finisher para todo ciclista que completar a prova e um troféu em forma de caneco de cerâmica artesanal para os três primeiros do pódio de cada categoria.

5 – Estrutura incrível
A arena de largada/chegada será estrategicamente localizada no Centro Cultural de Pomerode, bem no centro da cidade para fácil localização e fácil acesso a alimentação, estacionamento, museus, lojas e hospedagem. Uma área vip vai oferecer suporte mecânico, hidratação e alimentação para os competidores.

Os percursos são sinalizados e isolados do trânsito, com estrutura para total segurança dos participantes durante todo o trajeto, desde a largada até a chegada, com suporte mecânico, hidratação e alimentação.
A estrutura da arena é acessível ao público para as principais atrações como a feira, exposição e apresentações culturais e opções gastronômicas.

6 – Transmissão ao vivo
Como no ano passado, a transmissão ao vivo será feita pelos profissionais experientes da NSC TV (https://redeglobo.globo.com/sc/nsctv)  e vai cobrir o primeiro pelotão da Gran Fondo, desde a largada até a chegada. Também será possível acompanhar a corrida ao vivo pelo YouTube por meio de um link que será divulgado nas redes sociais no dia da corrida.

7 – Categoria Open
Este ano a organização inovou com a categoria Open, ideal para quem deseja a experiência de participar de um evento de nível mundial, mas sem se preocupar com a qualificação ou categoria.

8 – Várias atrações turísticas
Pomerode e o Vale Europeu oferecem muitas atrações turísticas e locais de visitação. Uma visita imperdível é o Alles Park (allespark.com.br), um dos maiores parques temáticos do Sul do Brasil e um dos principais atrativos é a “Vila da Neve”, um ambiente a -7º C que simula as regiões polares do planeta, inclusive com neve artificial.

Outra dica é a cervejaria Schornstein, no antigo prédio histórico do Mercado Weege. A cervejaria artesanal tem uma loja exclusiva com souvenires e, claro, muita cerveja interessante para degustar e levar para casa. É possível também fazer uma visita agendada à fábrica.

A história da imigração e da cultura alemã podem ser conhecidas nos vários museus da cidade, como o Museu do Brinquedo, Museu do Marceneiro, Museu do Automóvel, Museu Casa do Escultor, Museu Casa do Imigrante, Museu Pomerano e o Memorial Arthur Schmidt, que resgata a história da porcelana no Brasil.

A cidade oferece inúmeras opções de compras, como cristais e porcelanas de renome internacional, artesanato em madeira, cervejas artesanais, alambiques e também conservas e doces caseiros.

Um passeio imperdível é o roteiro ecológico conhecido como “Trilha da Natureza”, de dificuldade leve, conduzida com o acompanhamento de guia, que leva até uma bela cachoeira passando por antigas terras indígenas Xoklengs. Outra opção é o Jeep Tour, que leva os turistas pelas principais atrações da região.

9 – Circuito Vale Europeu de Cicloturismo
Pomerode integra o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo (www.circuitovaleeuropeu.com.br). O roteiro é pioneiro no Brasil em cicloturismo auto guiado e é perfeito para ser percorrido sem pressa, com mountain bike ou gravel.

São mais de 350km de estradas de terra tranquilas e agradáveis pelos municípios de Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrinho, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna. Como em outros roteiros mundo afora, o ciclista recebe um passaporte e vai colando os selos dos lugares por onde passou para receber um diploma no final da aventura.

10 – Feira de Expositores
Com uma estrutura de alto nível para receber os atletas, haverá uma feira com expositores e lojas de várias marcas do mercado de bicicletas durante o final de semana da prova, além de bandas e outros entretenimentos.

11 – Show musicais e atrações
No dia da prova haverá muitas atrações na arena com bandas típicas de música alemã, danças e comidas típicas. A concentração de largada e chegada será no Centro Cultural de Pomerode, junto ao Teatro Municipal e à fábrica da Cervejaria Artesanal Schorstein, no Passeio Pomerano, com cafés, restaurantes e parques temáticos da cidade, incluindo o mais novo Spitz Pomer Park.

12 – Facilidade logística de Blumenau/Pomerode
A cidade de Blumenau, vizinha a Pomerode e com várias opções de hospedagem e alimentação, vai funcionar como satélite do evento. A cidade tem fácil acesso por rodovias e linhas de ônibus de longo percurso.

Para chegar de avião a Pomerode, a opção mais próxima é o aeroporto internacional de Navegantes, em Itajaí/Balneário Camboriú. Para quem vem de ônibus, o ideal é viajar até Blumenau e ir de ônibus interurbano para Pomerode.

Por rodovia, Pomerode fica a 600km de São Paulo (SP) e 600km de Porto Alegre (RS). São menos de 200km até Curitiba (PR), com estradas quase na totalidade duplicadas e seguras.

Mais informações:
www.ucigranfondobrasil.com.br