Estudos geográficos na prática esportiva

4. PROPOSTA PARA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA DO ESPORTE
Buscando introduzir a iniciação da Orientação na prática desportiva nas escolas, foi formulado o projeto “ESPORTES LIGADOS À ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA APLICADO NAS ESCOLAS”, grande parte deste projeto está em concordância e segue proposições do “Projeto Escola Natureza” da Confederação Brasileira de Orientação – CBO, que visa inserir nas escolas, em todos os níveis, o desporto Orientação, como atividade capaz de agir na formação integral de crianças, jovens e adultos, dentro de uma perspectiva de educação, esporte e lazer. O que difere entre os dois projetos, diz respeito à abrangência de outras aplicações da Orientação Cartográfica como ferramenta para a prática de esportes. Além do desporto Orientação, foram contemplados, a Corrida de Aventura e o Radical Trekking.

Os esportes que possuem o ensinamento geográfico Orientação Cartográfica como princípio, além dos benefícios comuns a qualquer esporte, desenvolvem vários atributos, como o raciocínio, a iniciativa, a estratégia, a rusticidade, a capacidade de decisão, entre outros. A prática do esporte é atrativa e emocionante, além de integra o homem a natureza, criando um sentimento de conscientização ecológica.

Os desportos que possuem a Orientação são distintos dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido em meio à natureza, e são capazes de atraírem um grande número de praticantes de todas as idades.

A Orientação, como esporte educacional, tem a capacidade de motivar a prática de educação ambiental na sociedade e melhorar a qualidade de ensino, podendo ser praticada por qualquer pessoa, independente de sua condição social, física ou faixa etária.

4.1. Objetivos do projeto “Esportes Ligados à Orientação Cartográfica Aplicado nas Escolas”:
• Incentivar e difundir a prática desportiva nas escolas, universidades, parques e áreas apropriadas;
• Montar os trabalhos de iniciação desportiva, apoiando as escolas com palestras e material didático necessário;
• Propor e apoiar as atividades extracurriculares, que possibilitem a participação dos pais nas atividades da escola;
• Difundir, ensinar e proporcionar condições de prática aos novos atletas desenvolvendo uma qualidade de vida saudável e longe dos vícios e das drogas.
• Promover a união, o espírito de camaradagem e amizade, criando uma consciência ecológica através dos esportes que possuem a Orientação Cartográfica.

4.2. Apresentação dos Esportes que utilizam a Orientação
A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, a Corrida de Orientação surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental que é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.

Com o passar dos tempos foram criados outros esportes que possuem a Orientação Cartográfica, é o caso da Corrida de Aventura que é um esporte multidisciplinar que envolve várias modalidades desportivas e o Radical Trekking que em sua concepção é muito parecido com a Corrida de Orientação e possui algumas características da Corrida de Aventura, porém, com particularidades únicas, que o transformou num esporte totalmente estratégico.

São esportes em que o praticante orienta-se ao longo de uma série de pontos de controle, usando uma bússola e um mapa. O objetivo de cada praticante é terminar o percurso no menor tempo possível. O orientador deve ter em conta sua condição física e sua habilidade para orientar-se e escolher o melhor caminho com as informações contidas no mapa. Escolher uma rota correta e ter habilidade em segui-la até o ponto de controle sem perder tempo, constitui-se na arte da orientação.

4.2.1. Percursos para desenvolvimento da atividade
Cada modalidade de aplicação da orientação na prática desportiva, possui regulamentos específicos. De uma forma geral, os percursos são compostos de uma série de pontos de controles, elaborados conforme as categorias.

4.2.2. Material de Percurso
Os pontos de controles são materializados no terreno por prismas triangulares. Os praticantes comprovam sua passagem pelo ponto de controle, marcado um cartão de controle que carregam consigo, fazendo uso de um picotador.

Para facilitar a montagem, as escolas poderão utilizar materiais alternativos que cumprem a mesma finalidade do material mencionado acima, como por exemplo, garrafas plásticas descartáveis vazias como prismas, e etiquetas adesivas numeradas como comprovantes de passagem, em substituição aos picotadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *