4.2.3. Mapas utilizados
É um mapa detalhado contendo aquilo que é visível, e de valor para o ponto de vista do praticante, a fim de que o mesmo tenha sucesso na prática, é fácil de interpretar, é um guia de confiança para a escolha dos caminhos de um ponto ao outro, proporcionando aos praticantes navegar ao longo da rota escolhida com habilidade.
Podem ser utilizados os mapas disponíveis do local da prática, além de croquis e plantas que possam detalhar a área. O objetivo é que o aluno interprete graficamente tudo que está no terreno a sua volta.
4.2.4. Acessórios
Para realizar um percurso, o praticante obrigatoriamente precisa do mapa e do cartão de controle, usar roupas leves e um calçado fechado, tipo tênis ou bota para caminhada, tem que ser confortável e possuir solado antiderrapante. A bússola é muito útil, porém pode ser dispensada, não sendo obrigatória.
4.2.5. Categorias
Normalmente, os praticantes são divididos em categorias, segundo o regulamento de cada tipo de esporte. Na Corrida de Orientação são divididos por sexo, idade e nível técnico, de acordo com a dimensão do evento, não havendo limite de idade. Os níveis são os seguintes: NOVATOS, DIFÍCIL, MUITO DIFÍCIL e ELITE.
Na Corrida de Aventura são divididos por Quarteto Misto (pelo menos um sexo oposto em sua constituição), Duplas ou Solo e normalmente provas Curtas, Médias ou Longas (Aventura ou Expedição), não há distinção de idade, e no Radical Trekking são por Duplas (Masculino, Feminina ou Mista) e Solo (Masculina ou Feminina).
Para o Projeto na Escola pode ser trabalhada na categoria única com equipes de quatro a seis integrantes, respeitando o grau de escolaridade entre estas equipes, ou seja, pode haver a mescla entre alunos de variadas turmas, idades ou grau de escolaridade, porém, as equipes devem ter uniformidade entre elas
na distribuição dos alunos.
4.3. Planejamento
Visando uma introdução ao ensino da Orientação será ministrado um Curso Básico de Orientação nos moldes do ministrado por Planetaventuras – Cursos e Eventos de Aventura, onde, os alunos ainda não terão contato com mapas durante a prática, para facilitar o aprendizado, sendo progressivo. Os alunos farão uma revisão sobre o assunto orientação ministrado nas aulas de Geografia, além disso, aprenderão a utilizar uma bússola corretamente e avaliar distâncias através da aferição de seus passos, isto integrado a uma equipe de orientação, executando uma pista de azimutes (¨ângulos formados em relação ao Norte Magnético e o Norte Geográfico).
O planejamento será de um curso de iniciação a prática da Orientação dividida nas fases teórica e prática.
• Fase teórica (palestra)
A palestra será no auditório da própria escola, ou na maior sala disponível, reunindo as turmas, com duração de 1h 30 min; Será colocada à disposição da escola material de consulta sobre o assunto, que poderão ser adquirido pelos alunos antes, durante ou após a palestra.
• Fase prática (no pátio da escola ou área apropriada);
Se a área física da escola permitir, a prática será feita na mesma, caso contrário, deverá ser planejado e indicado outro local apropriado para o desempenho da atividade;
A prática pode ser dada em final de semana, como atividade extracurricular, com integração de pais, professores e alunos.
• Entrega de Certificados
Todos participantes (Alunos, Professores e Pais), receberão o certificado de participação no curso ao final das atividades.