CIMTB confirma parceria com Projeto Trilhas na etapa da Nova Lima (MG)

Competição acontecerá entre os dias 23 e 25 de junho no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Nova Lima (MG) será palco de uma das etapas da Copa Internacional de Mountain Bike. O evento será realizado entre 23 e 25 de junho, no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses. Além de contar com apoios da prefeitura municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e de diversas associações locais, a CIMTB terá também a importante parceria do Projeto Trilhas.

O Projeto Trilhas nasceu de forma incipiente ainda no começo dos anos 2000, soma do desejo de dois mineiros em preservar as trilhas da Serra da Calçada. Passados alguns anos, o projeto ganhou corpo e estrutura e, em 2013, propagou a filosofia de que “Só preserva quem conhece!”. Desde então, soma inúmeras conquistas para o esporte e para o meio ambiente da região, fruto de muito esforço, dedicação e seriedade.

“Levamos a ideia para o município de Nova Lima, convencendo o poder público dessa importância do projeto. E, em 2016, conseguimos o grande feito do projeto, que foi o tombamento de 380 km de trilhas na cidade. Isso perpetuou e legalizou o esporte nessas trilhas tão importantes”, comentou Fred Lanna, um dos fundadores do Projeto Trilhas.

Ciclista treinando

Ciclista passando por trecho da Sauser (Crédito: Projeto Trilhas)

A edição de Nova Lima da Copa Internacional acontecerá na Lagoa dos Ingleses, um dos lugares onde o Projeto Trilhas tem grande atuação. Todas as diversas trilhas da região, como Orla da Lagoa, Volta da Lagoa, Sauser, Milk Shake, Jack Daniels, Bolinha de Gude, entre outras, são trilhas construídas pelo Projeto Trilhas, em parceria com outras instituições. Dentre elas, a Sauser é a que será utilizada nas competições da CIMTB Nova Lima, uma trilha feita entre a união de Projeto Trilhas, Specialized e Grupo CSul.

“Receber a CIMTB em Nova Lima para nós diz duas coisas. Primeiro, o reconhecimento dessas trilhas, porque Nova Lima é o único município do Brasil que tem trilhas preservadas, como um grande atrativo. E, trazer o campeonato mais importante do País e, talvez, da América Latina, para a cidade, é uma parceria que todo mundo ganha. Você tem o evento mais bem organizado e estruturado, com os melhores atletas, ou seja, a elite do esporte nacional, utilizando as melhores trilhas do Brasil para a prática do esporte. É um reconhecimento mútuo pela excelência e nos sentimos bastante prestigiados pela escolha da organização”, disse Fred Lanna.

Inscrições para etapa Nova Lima
As inscrições para a segunda de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2023 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Nova Lima recebe a mais tradicional competição de mountain bike da América Latina, entre os dias 23 e 25 de junho, no Mirante da CSUL, na Lagoa dos Ingleses.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—2-etapa-nova-lima-2023–36069. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para o fim de junho na Grande BH.

Na etapa da Lagoa dos Ingleses, três modalidades do mountain bike cross-country serão disputadas. Como de costume, haverá a realização do XCC (Short Track), Classe 3 na UCI (União Ciclística Internacional), o XCO (Cross Country Olímpico), Classe 1 na UCI, ofertando 60 pontos aos campeões em cada uma das elites, masculina e feminina, e também o XCM (Maratona), disputa que possui a maior variedade de categorias.

Todas as categorias da etapa
Ao todo, são 46 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres.

Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.  

Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas e a gravel.

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email