CiMTB divulga vídeo do evento de lançamento da Copa do Mundo 2025

Além de contar com os depoimentos de convidados, outros diversos assuntos importantes foram abordados pela organização durante o encontro em São Paulo (SP)

Está no ar, no Canal do YouTube da CiMTB, o vídeo que mostra tudo que foi conversado no evento de lançamento da Copa do Mundo de Mountain Bike, a WHOOP UCI Mountain Bike World Series. A cidade de Araxá (MG) será responsável por abrir a temporada de 2025 da competição, logo após a abertura da CiMTB. Enquanto a Copa Internacional tem a primeira etapa do próximo ano entre 28 e 30 de março, a etapa #1 da Copa do Mundo acontece de 3 a 6 de abril, enquanto a etapa #2 vai de 10 a 13 de abril.

No vídeo divulgado, é possível acompanhar a íntegra do evento realizado no Cine Marquise, em São Paulo (SP), na manhã da última terça-feira (29/10). Além das participações dos convidados – Gustavo Nahas, vice-presidente da Associação Mountain Bike BH, Renata Falzoni, vereadora eleita da cidade de São Paulo, Ítalo Borges, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Araxá, Tomás Mendes, Subsecretário de Esportes de Minas Gerais – também participaram Daniel Guth, diretor executivo da Aliança Bike, que mediou o encontro, e o organizador local da Copa do Mundo e da CiMTB, Rogério Bernardes.

Após apresentação de Daniel Guth e as falas dos convidados, foi a vez do Rogério Bernardes contar um pouco do que vem sendo trabalhado para os eventos do próximo ano. Entre as novidades está a possibilidade de haver uma corrida extra de Short Track (XCC), na segunda etapa, algo inédito na história da competição. Assim, a corrida aconteceria na quarta-feira, dia 9 de abril, antecedendo a programação normal, que contará com outro Short Track na sexta-feira (11/4) e o Cross Country Olímpico (XCO) no sábado (12/4).

“A Warner Bros Discovery (WBD) Europa me questionou o que eu achava de ter uma prova extra de Short Track e eu logo concordei. Caso eles confirmem, estaremos 100% disponíveis para organizá-la da melhor forma”, comentou Rogério Bernardes. “Vale destacar que, a princípio, dia 13 de abril, que é um domingo, não haverá programação de provas, pelo menos até agora. Outra situação que também seria inédita na história do evento”, completou.

Em paralelo a realização das provas, estão diversas atrações que a organização local planeja: Feira com expositores, shows musicais, praça de alimentação completa, atividades exclusivas para as crianças, apresentações de bike, área de teste de bikes elétricas, além de diversas ativações dos expositores. Há ainda a possibilidade de ter um pump-track na arena.

Outros detalhes fundamentais foram debatidos, como questões de mobilidade, com um grande bicicletário e também estacionamento para carros mais próximo ao local, com novos bolsões. O aumento da oferta de imóveis para aluguel, que saltou de cerca de cinco casas para mais de 200 cadastradas. Sobre a disponibilidade de hotéis, Rogério Bernardes ressaltou que a prioridade é dada aos atletas e suas equipes, além das pessoas que trabalham no evento, mas que em dezembro os hotéis estarão liberados para o público em geral fazerem suas reservas.

O organizador adiantou também a novidade de que serão criados novos roteiros para os ciclistas, com o apoio do atleta local Rubinho Valeriano, uma vez que serão três semanas de eventos e em alguns dias pré-definidos as pistas do Grande Hotel Termas de Araxá estarão fechadas para manutenção da organização. Além disso, falou também das diversas formas de se chegar a Araxá, para pessoas vindas das mais diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Convidados acompanham evento de lançamento (Crédito: Sanderson Barbarini/Fotop)

Foi apresentado o mapa de mobilidade, com os diversos estacionamentos que estarão disponíveis, além de ressaltar a parceria com a Te Levo, aplicativo de transporte parceiro do evento. E também apresentou-se os detalhes da arena, entrada do público, as diferentes áreas de exposição, posição do pórtico de largada/chegada, vila dos atletas, lava bike, secretaria, palco dos shows, área de apoio, entre outros temas de grande relevância.

Por fim, um tema que é de muito interesse tanto dos atletas, quanto dos apaixonados pela bike em geral, a construção de duas pistas, uma para cada etapa, também foi abordado. Rogério Bernardes contou alguns detalhes sobre a questão, dando dicas de como serão os traçados.

Calendário 2025 CiMTB e Copa do Mundo no Brasil:
– CiMTB #1 – 28 a 30 de Março, em Araxá (MG)
– Copa do Mundo #1 – 3 a 6 de Abril, em Araxá (MG)
– Copa do Mundo #2 – 10 a 13 de Abril, em Araxá (MG)
– CiMTB #2 – 6 a 8 de Junho, em Poços de Caldas (MG)
– CiMTB #3 – 1 a 3 de Agosto, em Nova Lima (MG)
– CiMTB #4 – 26 a 28 de Setembro, em Congonhas (MG)

Comentários estão fechados

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email