CIMTB Taubaté confirma corrida noturna realizada pela ONG ASPAL Hemogrupo

1ª Corrida Noturna ASPAL Hemogrupo acontecerá na noite de sábado (26/08), com largada às 18h, fazendo parte da programação oficial da Copa Internacional

A Copa Internacional de Mountain Bike volta a ter como atração a Night Run, que há vários anos agita as noites do evento. Dessa vez, será na etapa de Taubaté (SP), no Parque Municipal do Itaim, entre 25 e 27 de agosto, que a prova de trail run fará parte da programação oficial do evento. Na noite do sábado (26/08), a partir de 18h, será realizada a 1ª Corrida Noturna ASPAL Hemogrupo.

A corrida a pé terá um percurso único, de 5 km, a ser definido pelos organizadores nas próximas semanas. O valor das inscrições é de apenas R$ 55,00 e, todo o valor arrecadado, será revertido para a ONG ASPAL Hemogrupo, que assiste pacientes com doenças no sangue não infecciosas em todo o Vale do Paraíba. Para se inscrever, basta acessar: https://topinscricoes.com.br/produto/1a-corrida-noturna-aspal-hemogrupo/.

A ideia da corrida surgiu com Amábile Pereira, publicitária, relações públicas e massoterapeuta, que faz parte da ONG ASPAL Hemogrupo. Amábile teve câncer no sangue e conseguiu vencê-lo, contando com o apoio da entidade.

“Tive alguns tumores de 2011 até 2015. Graças a Deus, consegui tratar todos eles. Sou taubateana e fui morar em São Paulo (SP) para estudar e lá fiquei por 12 anos. Quando voltei para minha cidade, durante a Pandemia de Coronavírus, me recoloquei no mercado dentro da ONG”, relembra Amábile. “A ASPAL, em 2022, precisava de uma pessoa na área de relações públicas e eu falei que só trabalharia em RP se fosse no terceiro setor. E calhou de dar certo”, completa.

A ASPAL Hemogrupo vive de doações, seja de pessoas empresárias ou de anônimos. Além de contar com um brechó, a ONG realiza diversas festas temáticas, com bingos e rifas, para levantar fundos. Apaixonada por corrida, ela começou no asfalto e depois passou à corrida de montanha, em estradões de terra longos. “Sugeri fazer a corrida noturna porque são muito ligados os dois temas, corrida e saúde. Nossa ONG precisa arrecadar dinheiro para seguir funcionando, o Rogério Bernardes abraçou a causa e assim resolvemos aproveitar essa oportunidade”, explica Amábile.

Diferentemente do que se pode pensar, a ONG não é uma casa de repouso, mas sim um espaço que conta com profissionais de nutrição, psicologia, fisioterapia e assistência social. Os pacientes que fazem tratamento no Hospital Regional, passam na ONG depois de se cadastrarem, e nas suas consultas pegam remédios, cesta básica. No inverno, por exemplo, são feitas campanhas de agasalhos e cobertor, porque têm muitos pacientes que não tem condições de adquirir esses itens.

“A causa do sangue, ou seja, de quem doa sangue, em um período que leva apenas 15 minutos, ajuda a salvar até quatro vidas. O benefício da corrida que estamos organizando, está ligado primeiro ao fato de a pessoa fazer esporte e ser saudável. Além disso, ela vai poder ajudar pessoas que ela nunca viu na vida, mas que estão precisando que você dê esses passos. Cada metro, cada quilômetro percorrido, é um pouquinho de esperança que estamos levando para os pacientes que nós atendemos”, finaliza Amábile.

Sobre a ASPAL Hemogrupo
Entidade civil sem fins lucrativos, dedicada a melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças do sangue, não infecciosas, a ASPAL Hemogrupo tem o foco na conscientização preventiva das doenças do sangue e em fortificar o espírito de solidariedade através das campanhas de Doação de Sangue, alimentos e outras tantas. Muitas doenças sanguíneas trazem transtornos a pacientes e suas famílias, pois estes precisam passar por situações ou procedimentos que os desgastam física, psíquica e financeiramente. A ASPAL Hemogrupo atua para tornar essa jornada mais branda.

Fique em dia!

Cadastre-se para receber as últimas notícias no seu email