Etapa da competição, que chega a sua 22ª edição no município mineiro, irá reunir cerca de 1.000 atletas, com competições entre sexta-feira (28/3) e domingo (30/3) no Barreiro
A cidade de Araxá (MG) está pronta para viver dias inesquecíveis na sua linda história. Começa nesta semana a edição de 2025 da Copa Internacional de Mountain Bike, a CiMTB. A prova reunirá cerca de 1.000 atletas, representantes de um total de 15 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Israel, México, Portugal, Suíça, Letônia e Ucrânia. As provas acontecem entre sexta-feira e domingo – de 28 a 30 de março – no Grande Hotel Termas de Araxá. A entrada do público é gratuita durante os três dias de competições.
O pelotão mais uma vez estará recheado de estrelas, com uma pitada a mais de tempero por conta da proximidade com as duas etapas iniciais da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike de 2025, a WHOOP UCI Mountain Bike World Series, que acontecerá também na mesma arena localizada no Barreiro. A primeira etapa da Copa do Mundo será entre quinta e domingo, de 3 a 6 de abril. Já a segunda acontece poucos dias depois, de 9 a 12 de abril, entre quarta e sábado da semana seguinte.
Na Elite Masculina, brasileiros destaque como Ulan Galinski, Alex Malacarne, Gustavo Xavier, José Gabriel Marques, Luiz Cocuzzi, entre outros, terão pela frente difíceis adversários de fora do País, como Mathias Fluckiger (Suíça), Julian Schelb (Alemanha), Tomer Zaltsman (Israel), Martins Blums (Letônia), Lennart Krayer (Alemanha), Ignacio Gallo (Chile), Jhonnatan Botero (Colômbia), e vários outros.
A Elite Feminina brasileira também terá adversárias que prometem dar trabalho para as brasileiras. Raiza Goulão, Karen Olimpio, Hercília Najara, Sabrina Oliveira, Isabella Lacerda, entre outras, competirão contra adversárias também de altíssimo nível, como a número 1 do ranking mundial, Alessandra Keller (Suíça), Lia Schrievers (Alemanha), Kesley Urban (EUA), Catalina Vidaurre (Chile), Agustina Quirós (Argentina) e Ines Gutierrez.
Programação diária do evento
Apesar da programação de treinos oficiais e provas ter início na sexta-feira (28), já na quinta-feira acontece a primeira movimentação de atletas na arena da CiMTB. Entre 10h e 16h é realizada a Clínica Técnica, momento único para os ciclistas pedalarem na pista e fazerem o reconhecimento do traçado.
Já a programação de sexta tem início às 7h30 com a abertura da secretaria, congresso técnico presencial às 8h15 e treinos oficiais das 8h30 às 13h30 para Short Track (XCC), Maratona (XCM) e Cross Country Olímpico (XCO). Às 14h o treino do XCO ocorre apenas no Parque de Aventura e o do XCM fora do Grande Hotel, uma vez que neste horário começam as largadas do Short Track. Após sete largadas, entre elas as duas categorias Elite, Feminina às 16h10 e Masculina às 16h40, acontecem as premiações, a partir de 17h15.
No sábado, o dia começa com abertura da secretaria logo às 8h, para já 20 minutos depois acontecer a largada das E-Bikes. A segunda largada do dia é das categorias Júnior, Sub-17, Sub-15 e Sub-12 masculinas, que também levantarão a poeira no XCO. Das 12h às 13h30 acontece o treino livre do XCO, para em seguida os atletas da Maratona fazerem sua largada, com premiação prevista para 17h15.
O último dia da CiMTB Araxá é 100% dedicado às provas do XCO. Serão quatro, às 8h, 10h, 12h e 14h, sempre por idades. As duas principais categorias acontecem nas duas últimas largadas. Na largada exclusiva das mulheres, às 12h, a Elite Feminina promete dar um show a parte para os espectadores do Barreiro. Às 14h será a vez da Elite Masculina encerrar com chave de ouro a 22ª edição do evento na “Terra da Dona Beja”.
Araxá Festival Jazz e Blues
Um palco de 96 metros quadrados, estrategicamente montado na lateral esquerda do estacionamento do Grande Hotel de Araxá, vai ser o ponto de encontro de quem gosta de música de qualidade e também é apaixonado pelo esporte. Pela segunda vez, o Araxá Festival Jazz e Blues vai trazer para o Parque do Barreiro grandes nomes da música regional e nacional, dentro da programação da Copa Internacional de Mountain Bike.
O festival é realizado pela Moinho Cultural e conta com o patrocínio da CBMM, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, do Ministério da Cultura, Governo Federal; com o apoio da CiMTB. A entrada em ambos os eventos é gratuita.
Programação musical
SEXTA-FEIRA – 28 DE MARÇO
17h – 18h | Bejazz Street Band
18h – 19h | Mikael Saravá Sexteto – Tributo Skatalites
19h30 – 21h | Tiago Martins Quarteto convida Tarcísio Moura
SÁBADO – 29 DE MARÇO
17h – 18h | Uberland Street Band
18h – 19h | Pedro Amui Quarteto – Sangue Latino
19h30 – 21h | Blues Beatles – Uma fusão entre o blues e os clássicos dos Beatles
Acesso ao Barreiro
Se em 2004, no ano da primeira edição da Copa Internacional de Mountain Bike em Araxá, poucos poderiam imaginar o patamar que o esporte chegaria na cidade, chegando a se tornar a Capital do Mountain Bike na América Latina, em 2025 a conclusão é que, de fato, o evento tomou proporções gigantescas. Após 2023, quando comemorou 20 edições, e no ano seguinte, ao ser realizada pela primeira vez uma etapa da Copa do Mundo UCI de MTB no município, agora o desafio da organização tem sido em investir em infraestrutura, para que as grandes competições sigam por muitos anos.
Para garantir a todos maior conforto e segurança para chegar e sair do evento, um estacionamento localizado a 500 metros do pórtico de entrada foi construído em terreno particular. Além deste estacionamento principal do Barreiro, construído com uma previsão inicial para ter uma capacidade de cerca de 2.500 veículos, outros estacionamentos também estarão disponíveis durante as duas competições, Copa Internacional de Mountain Bike e Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, pensando sempre nas características de cada um dos eventos. Para adquirir o estacionamento, basta acessar: https://linktr.ee/pageapp__.