Tudo indica que as corridas de aventura terá uma grande publicidade nos próximos anos, mas ao mesmo tempo não sabemos como o esporte será apresentado em dois potenciais produtos de divulgação: a corrida Eco-Challenge Fiji e o filme “Arthur, the King”.
Para quem não conhece, o Eco-Challenge foi a corrida de aventura que colocou o esporte em uma grande mídia, no caso o canal Discovery Channel e posteriormente AXN, e inspirou muita gente no mundo inteiro a buscar esse novo desafio. A última edição foi em 2002 e retorna este ano onde parou: Ilhas Fiji.
Eco-Challenge Fiji + Bear Grills
Há muita especulação sobre como será o formato do programa que tem entre os produtores o britânico Bear Grylls, conhecido apresentador de reality-show de sobrevivência na selva.
O Eco-Challenge era transmitido em formato de mini-documentário com aproximadamente 1 hora diária durante 1 semana, misturando esporte, paisagens fantásticas, tomadas aéreas de tirar o fôlego e drama. Aliás, muito drama.
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Os produtores escolhiam alguns atletas-personagens a dedo e trabalhavam as estórias em cima deles: conflitos, estratégias e competitividade. E foi esse formato que tornou o organizador Mark Burnett um influente produtor da TV norte-americana.
Após ganhar um Emmy com o Eco-Challenge passou a produzir o Survivor com a mesma “pegada” outdoor, mas em um ambiente controlado, sem precisar espalhar equipes de filmagem em um percurso de 600 quilômetros.
Do Survivor seguiram outros reality-shows. Imagine os grandes programas e muitos deles tem o toque de Burnett: The Apprentice, Shark Tank, People Choice Awards, The Contender, entre outros.
Juntando esse histórico de Burnett com o histórico de Grills, além de precisar adaptar os programas para os dias atuais (lei-se: programas mais curtos e que chame a atenção), existe uma grande possibilidade de pouco se falar da corrida em si.
Mas é apenas um “chute” e podemos ter uma parte voltada ao esporte que pode alavancar as corridas de aventura de novo.
Arthur, The King
O mesmo se aplica ao futuro filme “Arthur, the King” , baseado na estória do cachorro de rua que passou a seguir a equipe sueca Peak Performance no AR World Championship 2014 – Huairasinchi, no Equador, após ganhar algumas almôndegas.
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O cão ganhou o nome de Arthur e seguiu junto com a equipe até a linha de chegada, sendo carregado em alguns trechos de canoagem e trekking na mata. No final o capitão da equipe Mikael Lindnord adotou o cão e o levou para a Suécia onde ambos se tornaram celebridades. Um livro foi escrito e em breve sairá um filme com Mark Wahlberg no papel principal.
É certeza que o drama do cão que segue um grupo estranho por todo o país e depois se muda para outro continente será o foco principal. Mas se ao menos citarem o nome “Corrida de Aventura/Adventure Race” ou pelo menos os atores aparecerem fazendo algumas das modalidades, será uma grande publicidade para o esporte.
O renascer das corridas de aventura está nas mãos dessas duas grandes produções. Num futuro próximo saberemos se elas ajudaram ou não.