Brazilian Storm da Aventura

Brasil desponta no Mundial (ARW) e Sul-americano (ARWS) de Corridas de Aventura como revelação para 2022, com a @Team_Brazil_Multisport que fechou 2021 na 6ª posição com 2560 pontos no mundial, classificada como líder e campeã Sul-americana.

O Circuito sul-americano de classificação para o mundial, conta com corridas na Argentina, Brasil, Uruguai, Equador, Paraguai e Colômbia.

O AR World Championship reúne em uma competição os melhores atletas de resistência do mundo, selecionados em eventos de qualificação AR World Series de estreia em todo o mundo, divididos em 5 continentes. O calendário de corridas culmina anualmente no AR World Championship onde estarão equipes que competem pelo título de Campeão do Mundo. A cada ano, um novo local é escolhido para sediar o Campeonato Mundial da ARW.

O original e primeiro Campeonato Mundial de Corrida de Aventura foi realizado na Suíça em 2001. Tornou-se o maior evento de corrida de aventura do mundo.

O evento final do Campeonato Mundial de ARW é o auge anual do esporte e atrai equipes, torcedores, espectadores, patrocinadores, etc. Ele hospeda a Qualifier Expo anual, onde cada organizador de prova internacional oferece um estande de informações para promover sua corrida para potenciais concorrentes e patrocinadores e a reunião anual de diretores de corrida também é realizada no último dia do Campeonato Mundial de AR.

O Paraguai sediará o AR World Championship 2022.

Voltando ao desempenho dos brasileiros, no AR World Series no Panamá, válida também como primeira etapa do Circuito Mundial de Corridas de Aventura 2022. Contou com 23 quartetos de 17 nacionalidades diferentes, sendo 07 das equipes com participação de brasileiros e 05 equipes finalizando entre os Top 10.

Classificação Oficial / Official Ranking ARPANAMA2022
01 @team_brazil_multisport BR 2d10h55m
02 @aceadventureracingteam EE 2d11h39m
03 @vidaraid ES 2d13h44m
04 @tubauna BR 3d0h48m
05 @bendracing US 3d1h53m
06 @bonesadventure US 3d2h34m
07 @uruguaiultrasports UV 3d2h39m
08 Gyncity AR PL 3d5h25m
09 @desafiobrou BR 3d6h24m
10 @brasilia.outdoor.adventure BR 3d13h45m
11 @papacara_adventure_team EC 3d15h16m
12 @itacaaventura ES 3d16h26m
13 @packraftecuador EC 3d18h25m
14 Saferbo Seti CO 3d23h48m
15 @vertical3tenerife @okirako ES 4d11h40m

Percurso Incompleto / Short Course
16 Mix Colombia CO 3d19h37m
17 @arpanama.aventureros_507 PA 3d20h29m

Equipes Incompletas / Incomplete Team
Carto Avallon FR
@expenature FR
@puravidaadventureracing CR
Team Central Florida Adventura US

Fora da corrida / Out of Race
@teeenekracing MX

A prova teve inicio na cidade de Vulcan, com as equipes percorrendo aproximadamente 460 km em três dias.

Largaram dentro de um rio subindo ao vulcão Barú, chegando a 3.452 metros de altitude, por medidas de segurança a organização retirou algumas equipes do primeiro trecho de canoagem e cortou o segundo trecho, devido aos fortes ventos no mar na região de Los Santos.

Havendo um deslocamento das equipes por van, com relargadas escalonadas e acertos de tempos ao final por parte dos juízes.

A grande final de Circuito Mundial de Corrida de Aventura 2022 está marcada entre os dias 15 a 25 de setembro no Paraguai. Onde a @team_brazil_multisport BR venceu os dois últimos anos seguidos.

O Crescimento das Equipes Brasileiras e Provas no Brasil

Não atoa o destaque e a presença das equipes brasileiras no cenário mundial atualmente vêm aumentando e devido a  todo um trabalho feito através do esporte e pelo esporte, desde a criação da Confederação Brasileira de Corridas de Aventura que completou 10 anos em 2021, numa iniciativa das federações Baiana, Espirito Santo, São Paulo e Pernambuco capitaneada pelo Fábio Vargas, até a atual presidência Arnaldo Maciel, já em seu segundo mandato desde janeiro 2017.

A CBCA foi criada pelos presidentes: Mauro Abraam da Federação Baiana, Philipe Campelo da ACAERJ, Fran Pérez da Federação Paulista, Fabio Vargas do ES e Sergio Bandeira do Pernambuco.

Circuito Brasileiro com seu início possibilitou o processo das equipes viajarem pelo brasil competindo ganhando e compartilhado todas as experiências de logística com outras equipes, fortalecendo não só o esporte com elevando o nível de muitas equipes e atletas.

O Circuito Brasileiro com seu calendário e pontos corridos possibilitam as equipes montarem toda a programação e logística conforme suas particularidades e disposições.

Paralelo vem a Copa Brasil, com seus circuitos regionais das federações que enviarão a grande final as três melhores de cada região ou estados a grande finalíssima.

Na Copa Brasil todas as equipes classificadas chegam a final com as pontuações zeradas, para a disputa do título numa etapa única.

Ambas as finais até ano passado eram realizadas em conjunto numa mesma prova, local e aberta inclusive com a participação de outras equipes mesmo que não ranqueadas.

A novidade para esse ano de 2022 é que pela primeira vez ambos terão suas provas individualizadas em locais e datas diferentes.

O Circuito Brasileiro terá sua final em 10 de dezembro no Rio Grande do Sul e a anfitriã será a Papaventuras, já a Copa Brasil buscando fortalecer o trabalho das federações e os circuitos regionais, contara com uma prova exclusiva aos classificados em 15 de novembro em Foz do Iguaçu.

Os calendários do Circuito Brasileiro e regionais podem ser encontrados no novo site da CBCA , bem como mais informações sobre o esporte, como provas e equipes por todo território nacional.  https://cbcaventura.org.br

*Nota – O Brasil contou com a maior federação na etapa do Panamá, e nenhuma das equipes brasileiras conta hoje com patrocínio de nenhuma grande marca ou empresa, tendo todos seus custos de treinos, equipamentos, viagens custeados do próprio bolso dos integrantes, seja para as provas regionais, nacionais e internacionais. E mesmo assim o nível dos competidores e provas só vem aumentando colocando nossos atletas capazes de competir de igual para igual com as melhores equipes mundiais.

2 thoughts on “Brazilian Storm da Aventura

  1. Muito legal a matéria. Obrigada.
    Gostaria só de pontuar que a Team Brazil Multisport não tem mais BOA em seu nome.
    A BOA segue competindo e inclusive foi ao Panamá.
    Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *