Em 2014 a Huairasinchi recebeu pela primeira vez o AR World Championship, o mundial de corrida de aventura realizado anualmente em um país diferente. Mas no final do evento, os grandes campeões foram “desprezados” porque o mundo queria apenas saber do cachorro que seguiu a equipe sueca Peak Performance até a linha de chegada.
A história foi tão popular e circulou tão rápido, que muitas pessoas que estavam no aeroporto quando a equipe estava saindo do país sabiam de tudo e se aglomeravam para ver e tirar fotos da equipe junto com seu novo mascote.
O cão – que recebeu o nome de Arthur – foi levado pelo capitão Mikael Lindnord para a Suécia, onde viveu até seus últimos dias.
A estória virou livro, Mikael deu entrevistas na televisão e um filme seria produzido. E agora, após 10 anos, ele será exibido nas telas.
AR World Championship 2024 novamente sediado pela Huairasinchi
E no ano quem vem, 10 após o ocorrido, o Equador receberá novamente o mundial de corrida de aventura. E hoje (15/11/23) foi anunciado que o “Arthur, the King” estreará nos cinemas no dia 22 de março de 2024 (sem informações sobre os países onde será exibido nesse momento).
Se depender da repercussão que a estória teve no mundo, o filme será um sucesso e poderá trazer uma boa visibilidade não só para o esporte, mas principalmente para o Equador e o AR World Championship.
Provavelmente essa será a única oportunidade na história que um mundial de corrida de aventura terá uma forma de divulgação em um cinema a nível mundial.
E lembrando: o papel principal representando o capitão da equipe Mikael Lindnord, será feito por nada menos que Mark Wahlberg.