Camamu recebeu a 2ª edição do Bahia Adventure Race

A 2ª edição do Bahia Adventure Race foi realizada na cidade de Camamu (BA) e foi válida pela 9ª etapa do Circuito Brasileiro de Corrida de Aventura, 2ª etapa de Campeonato Baiano de Corrida de Aventura e etapa do Circuito Mundial A1 Series da FISO – Fédération Internationale de Sports d’Obstacles.

Nos dias anteriores à largada vários vôos foram cancelados para Salvador e os packrafts da FBCA – Federação Baiana de Corrida de Aventura – não chegaram à tempo. Restou à organização inverter o sentido da prova para que desse tempo para as embarcações fossem transportadas por 340 Km até Camamu. Dessa maneira a categoria PRO começou no MTB, deixando a canoagem para o final e desse tempo delas chegarem.

As poucas embarcações que se encontravam no local foram destinadas à categoria OPEN que manteve o percurso normal.

A previsão de chuvas foi certeira o percurso de MTB se tornou mais difícil, passando por seringais e estradas rurais, que totalizava 80km com travessias de rios carregando bike, trilhas molhadas e barro.

Essa foi a única seção de bike e da primeira transição em diante as equipes as equipes alternaram canoagem e trekking até a chegada.

A BOA Brasil Outdoor Adventure (DF/SP) já se destacava em primeiro nos quartetos e atrás vinham Terra de Santa Cruz (PE) e Kaerê (AL). Nas duplas mistas a Papaventura (RS) chegou neste ponto liderando e nas duplas masculinas uma disputa mais acirrada do paraguaios da Angiru (PRY) e a Bravus e Se Oriente, ambas da Bahia.

A prova começou a se definir nesta primeira travessia da Península de Marau, entre Ponta de Caeiras e Taipú de Dentro, onde as equipes deixariam as embarcações para o primeiro e mais longo trekking de 20km entre as praias, lagoas e o Farol de Barra Grande.

Após mais uma perna de canoagem a equipe chegaria em outro ponto de destaque da região, no atracadouro de Barra Grande onde fariam mais um trekking na vila. Para alcançar este AT a opção seria cortar a remada num braço de rio que em função da maré seria uma loteria. As primeiras equipes passaram facilmente pelo loca, mas com a mudança algumas equipes tiveram que literalmente puxar as embarcações pelo mangue.

As posições se mantiveram e as distâncias foram aumentando com a BOA abrindo cada vez mais vantagem sobre as outras equipes.

Nas duplas a opção inicial de canoagem feita pela equipe “Se oriente” em um trecho de mais ventos fez que a Angiru assumisse a primeira colocação e não fosse mais alcançada.

Após o treeking de Barra Grande as equipes foram em direção a ilha da Pedra Furada, único PC em água e de lá para a Ilha Grande, onde fariam mais um trekking de 14km para finalizar a prova de canoagem em Camamu e de lá uma corrida de 2km até o Centro Histórico.

Cinco quartetos, duas duplas mistas e três masculina se mantiveram no percurso completo. Isso proporcionou a várias equipes fazer a última seção de canoagem durante o dia (com sol) e podendo aproveitar e beleza da Baia de Camamu.

Com muita resiliência, várias equipes pegaram a maré contra enquanto faltavam “apenas” 12 km de canoagem para a chegada. A Kaerê teve problemas com a embarcação e foram auxilidados pelo Xikito, que remou até eles e levou outra embarcação para troca.

O evento também teve um trekking de Aventura no primeiro dia na Ilha Grande com cerca de 20 atletas fazendo o mesmo percurso da Corrida de Aventura.

Com cerca de 23 horas de prova a BOA cruzou o pórtico de chegada se tornando a campeã da 2ª edição. Nas duplas masculinas a paraguaia Angiru e nas mistas, Papaventura conquistaram a lugar mais alto do pódio.

A prova foi duríssima e contou com todos os ingredientes de uma Corrida de Aventura e a inversão do percurso não prejudicou a prova, nem a navegação. Alguns participantes acharam até melhor fazer a parte de bike no início pela dificuldade que encontraram para concluí-la.

Para a organização e seu diretor Arnaldo Maciel, a prova mesmo com as dificuldades impostas no último momento e a decisão difícil de mudar tudo nas vésperas, foi satisfatória a solução e acredita que também conseguiu entregar uma grande corrida a todos.

Impacto Econômico

O Bahia Adventure Race teve um impacto positivo significativo na economia local. Com a participação de aproximadamente 90 atletas e 50 acompanhantes, a ocupação hoteleira foi estimada em mais de 400 diárias consumidas. Além disso, os participantes e seus acompanhantes consumiram em restaurantes locais, gerando um aumento no movimento e fomentando o comércio local.

Destaque e Reconhecimento:

O evento recebeu destaque na mídia local e regional, gerando visibilidade para a cidade de Camamu, Maraú e Igrapiuna e seus atrativos naturais, tais como a Baia de Camamu (3ª maior do Brasil), a Penísula de Maraú e região de vastos seringais no continente.

O Bahia Adventure Race contribuiu para posicionar a região como um destino turístico para os amantes de esportes de aventura, estimulando o turismo e a economia local. Houve também cobertura em tempo real pelas redes Sociais e site de rastreamento Via Satélite de todos as equipes participantes.

Duplas masculina – Open

1- Caatinga Alerta – Chegada: 17:14
2- Super Patos Bravos – Chegada: 19:38

Dupla mista – Open

1- Caatinga de Boa (BA) – Chegada: 16:48
2- Olho de Thundera (BA)  – Chegada: 17:19
3- Insanos Adventure(BA) – Chegada: 20:11 (faltou 1 PC de bike)
4- Peripatéticos (PE) – Chegada: 21:07 (faltaram 2 PCs de bike)
5- Peripatéticos 2 (PE) – Chegada: 21:08 (faltaram 2 PCs de bike)
6- As Lora (BA) – Chegada: 18:16 (ñ pegaram PC’s de bike)

Dupla masculina- Pro

1- Angiru (PARAGUAY) – HChegada: 09:40 de 10/06/23
2- Se Oriente (BA) – Chegada: 12:21 de 10/06/23
3- Bravus(BA) – Chegada: 15:08 de 10/06/23
Azimute na Caatinga (BA) – não foi pra a chegada
Espírito Selvagem (BA)  – desistiu
Selváticos (BA)  – desistiu
Caçadores Adventure(BA)- desistiu

Dupla Mista – Pro

1- Papaventuras (RS) – Chegada: 14:31 de 10/06/23
2- Saruês (DF) – Chegada: 16:07 de 10/06/23
3- Azimute na Caatinga: não foi pra chegada

Quarteto Misto

1-Brasil Outdoor Adventure (DF/SP) – Chegada: 07:42 de 10/06/23
2- Terra de Santa Cruz (PE)  – Chegada: 13:13 de 10/06/23
3- Kaere (AL) – Chegada: 15:25 de 10/06/23
4- Caatinga Sempre Viva (BA) – Chegada: 16:09 de 10/06/23
5- Aventureiros do Agreste (BA/RJ) – Chegada: 17:07 de 10/06/23
Kaaporas Adventure (BA) – desistiu
Mandacaru Kaaporas (BA) – desistiu

O Bahia Adventure Race tem como patrocinadores a SUDESB – Superitendencia de Esportes da Bahia e SETUR – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia,  e os apoiadores Guebor Toyota Veiculos, Granolas Tia Sônia, Guaramix e 4×4 Energy Drinks, Camamu Bikes, Pousada Terra e Mar Way e Prefeitura Municipal de Camamu/BA. A equipe de Midia cobriu o evento como parte do apoio da SETUR BAHIA

Veja a galeria completa de fotos

https://www.instagram.com/bahiaadventurerace/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *