Quando as corridas de aventura começaram a se popularizar pelo mundo seguindo os passos do Eco-Challenge, um circuito de provas curtas e rápidas tomou conta dos Estados Unidos: a Hi-Tec Adventure Race Series.
Organizador por Michael Epstein (MESP Productions) o circuito possuia etapas espalhadas pelo país, com circuitos regionais e uma grande final.
Apesar de chamada de Adventure Race, o evento era uma mistura de corrida de aventura, corrida de obstáculos e testes lúdicos, sempre focado no trabalho em equipe, formadas por 3 integrantes. Cada corrida inclui um percurso básico aproximado de 20 Km de Mountain Bike, 12 Km de Trekking e 3Km de canoagem. E no meio de tudo isso, entravam os obstáculos e testes.
O tempo médio de conclusão variava entre 3-6 horas.
O formato pode não agradar os corredores de aventura ‘raiz’, mas trouxe muita popularidade para o esporte e inclusive era transmitido na televisão. Os eventos chegavam a reunir quase 1.000 participantes.
No seu auge o evento foi adquirido pela Balance Bar (barras de proteína) e passou se chamar Balance Bar Adventure Series, que além da provas curtas, lançou um circuito de 24 horas.