No início das corridas de expedição no mundo, uma pessoa se destacava em meio aos participantes mais jovens e cheio de equipamentos: John Howard.
Com seu jeito mais reservado, o morador de Christchurch, Nova Zelândia, dominou o esporte por muito tempo, ganhando as maiores corridas de expedição da época. É claro que a vitória não é individual, mas sua persona chamava a atenção.
Campeão da primeira corrida de aventura realizada no mundo como conhecemos hoje, o Raid Gauloises em 1989, Howard não parou mais e colocou no bolso os títulos do Eco-Challenge (três vezes), o Raid Gauloises (três vezes ), o Elf Authentique, o ESPN X-Games (duas vezes) e o Southern Traverse.
Howard era limpador de janelas e morava com a familia em um ônibus dentro de uma pequena fazenda de ovelhas na Nova Zelândia. Seu background esportivo era a escalada, muito diferente dos outros participantes que tinham um perfil mais atlético.
Exímio navegador, ele começou a utilizar mapas e bússolas quando tinha apenas 13 anos e isso o ajudou muito nas corridas de aventura, conseguindo ‘ler’ o terreno com precisão e traçar a melhor estratégia.
Outra qualidade e diferencial era a quantidade mínima de equipamentos que carregava. Enquanto seus adversário largavam com uma mochila “gigante”, ele levava apenas o essencial, vestindo o minimo possível, sempre pensando em melhorar a eficiência e conservar energia.
Com a mudança do perfil das provas hoje em dia, muito mais rápidas, com menos navegação e em locais mais urbanizados, Howard talvez não teria tantas vitórias. Mas de qualquer maneira ele já deixou seu legado no esporte.