O AR World Championship 2023 – mundial de corrida de aventura – será sediado pela Expedition Africa e realizado na região do Cabo Oriental da África do Sul, em outubro. Será a primeira vez que o continente africano receberá o mundial e a corrida de 700 km será o ápice da Adventure Racing World Series 2023, que reúne os melhores atletas do mundo nas principais corridas de aventura de expedição ao redor do mundo.
O Brasil estará representados por 3 equipes: Team Brazil Multisport, Black Mamba e XK Brasil.
Além das equipes brasileiras teremos também Thiago Bonini (Uruguay Ultra Sports); Mariana Pontes (Tracktherace Adventure Team); Marco Amselem (Vidaraid); Camila Guarita (Vulcania Chile)
Team Brazil Multisport
Camila Nicolau – capitã
Guilherme Pahl
Jonas Junckes
Jay Jantaraboon (Tailândia)
“Este será um dos maiores eventos que nosso esporte já realizou, estamos honrados em fazer parte e poder representar nossa bandeira da melhor maneira possível. Somos uma equipe competitiva e vamos entregar tudo lá na África do Sul, queremos superar o nosso P3 do ano passado”, disse Camila Nicolau.
“Conquistamos nossa vaga vencendo a Final do Circuito Sul-americano no início do ano e realizamos duas provas de expedição de 500km, a primeira nos Estados Unidos e a segunda na Colômbia para desenvolver e experimentar estratégias.
Semanalmente temos encontros com nosso coach Zé Pupo que são fundamentais para nossa evolução nesta preparação, além de todo o treinamento físico que realizamos diariamente e consideramos o arroz com feijão para largar no Campeonato Mundial.”
Principais resultados recentes da equipe:
BMS
– 2 títulos sul-americanos 2022 e 2021
– 3º no mundial (record de um time brasileiro) 2022
– 1º AR Panamá 2022
– 2º PC12 Colômbia 2023
– 11º ARWC Espanha 2021
– 1º Expodición Guarani 2021
Black Mamba
Douglas Elias
Christine Alencar
Paulo Ygor Dias
Clara Hilman
“Em uma formação que já conquistou alguns bons resultados no circuito nacional, estamos agora realizando um sonho de disputar aquela que deve ser a maior prova dos últimos tempos”, disse Douglas Elias.
Radicados em Santos e Florianópolis, os atletas estão fazendo treinos regularmente conjuntos e almejam fazer uma prova em full course.
“Sabemos que será fundamental para um grande resultado ter uma logística muito organizada e fazer transições muito otimizadas. Por essa razão uma vez por semana realizamos treinos de transição e simulados. Todos estão muito felizes por fazer parte desta onda brasileira que vem se destacando no cenário mundial e mostrando que a versatilidade de nossa cultura é um diferencial neste esporte.”
Principais resultados recentes da equipe:
– 2018: Raid Patagônia
– 2019: Godzone NZ, Expedición Guarani, Huairasinshi
– 2021: Expedición Cimarrones (Uruguai)
– 2022: Expedition Oregon, AR Panamá, Expedición Guarani, One Water Race Suécia
– 2023: Malacara Expedition, PC12 Colômbia, Huairasinshi
XK Brasil
Diones Machado
Telmo Carvalho
Frederico Frigeri
Paula Mesquita
“Essa é uma prova dos sonhos de todos. Estamos treinando para dar nossa melhor versão e alcançar um bom resultado na superação dos nossos limites. Acreditamos que os lugares que iremos passar serão incriveis e que a organização da prova vai ser um espetáculo durante todo o evento! Esperamos poder representar muito bem o Brasil nessa prova”, escreveu Diones Machado.
Cada integrante é de uma cidade diferente e a equipe tem agendado treinos coletivos para detalhes e entrosamento.
KOUGA E O CABO ORIENTAL SÃO OS LOCAIS PERFEITOS
“Para uma Corrida de Aventura dessa magnitude, precisamos encontrar uma área que esteja longe de qualquer desenvolvimento humano, para garantir que as equipes tenham uma verdadeira experiência selvagem e corram em terrenos únicos. Ao mesmo tempo, temos que ser capazes de oferecer logística rápida e confiável, áreas de transição que ofereçam um descanso bem-vindo da natureza e acomodações com fortes instalações de internet para a mídia mundial.
O Cabo Oriental é a segunda maior das nove províncias da África do Sul, situada entre o Cabo Ocidental e KwaZulu Natal e limitada pelo Rio Orange e pelas Montanhas Drakensberg.
O slogan do Cabo Oriental de “Yours to Explore” é apropriado. A província tem 800 km de costa intocada e pitoresca e algumas das melhores praias do mundo. As baleias francas do sul e seus filhotes são regularmente avistados no Oceano Índico, a Costa Selvagem tem penhascos e dunas dramáticas, e a Costa do Sol tem mais sol do que em qualquer outro lugar da África do Sul.
A vida selvagem é abundante e os cinco grandes (leão, leopardo, rinoceronte, elefante e búfalo africano) são facilmente vistos em reservas privadas, como a Reserva de Caça Kariega, e Parques Nacionais, como o Parque Nacional Addo, que estão espalhados por toda a província.