Em uma manobra “às escondidas”, a União internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), também chamada de World Pentathlon, está se mobilizando para governar as corridas de aventura no mundo. O processo pode acontecer no próximo congresso da UIPM que será realizada na Arábia Saudita nos dias 16 e 17 de novembro de 2024.
Em um documento complexo de 348 páginas está descrito o seguinte item:
E são justamente as últimas palavras que colocam as corridas de aventura sob seu controle.
O fato de as corridas de aventura estarem misturadas a uma variedade de esportes de obstáculos sugere a origem desse comportamento antiético, onde uma entidade esportiva estabelecida está preparada para reivindicar o controle e a governança de um esporte independente, sem consulta e com quase ninguém ativo no esporte ciente de suas ações.
É claro que quem está por trás disso é o World Obstacle/FISO, que está negociando as corridas de aventura como uma moeda de troca em um jogo de política esportiva enraizado na ambição olímpica.
No entanto, a moção ainda não foi adotada, e ainda há tempo para convencer a UIPM a mudar de ideia. Eles poderiam remover essas três palavras. Realmente não há nada a ganhar com isso, pois as Corridas de Aventura é um esporte de nicho que não aumentará significativamente os números de participação para o COI, enquanto o lado negativo será a raiva vocal e contínua da comunidade de corridas de aventura.
Se a proposta for aceita, ainda não se sabe se isso realmente fará muita diferença no dia a dia das corridas de aventura. Isso pode dificultar a vida das associações nacionais de corrida de aventura e da IARA.
Uma fusão do FISO/World Obstacle com a UIPM está na raiz disso, sendo feita para permitir a substituição da prova de hipismo por um curto percurso de obstáculos nos eventos de Pentatlo nas futuras Olimpíadas. Isso é para que a UIPM possa manter o Comitê Olímpico Internacional (COI) satisfeito e preservar seu lugar nos Jogos.
Não há dúvida de que o COI está satisfeito em reivindicar a inclusão de um novo esporte nas Olimpíadas, e esse é um esporte muito mais barato do que transportar cavalos ao redor do mundo. Nem todos os pentatletas estão tão felizes com o fato de que a tradicional habilidade de hipismo, profundamente enraizada na história do seu esporte, seja descartada.
Claro, nenhuma dessas “negociações” com o Pentatlo precisaria envolver as Corridas de Aventura. Isso só ocorre porque o World Obstacle continua a alegar que as corridas de aventura são um “Esporte de Obstáculos”, o que faz com que essas três palavras estejam na moção da UIPM.
Certamente, a ideia parece absurda, já que o Pentatlo Moderno não tem conhecimento ou experiência em corridas de aventura e, de qualquer forma, a Associação Internacional de Corridas de Aventura (IARA) já está estabelecida e é apoiada por todos os países e associações que possuem o esporte ativo.
Para entender a situação
Em 2021, o World Obstacle anunciou unilateralmente que era o órgão governamental das corridas de aventura, sem consulta à comunidade em geral ou à maioria dos principais envolvidos no esporte. Houve reuniões públicas (após o anúncio da tomada de controle), e foram expressas muitas preocupações sobre os métodos, ética, finanças e adequação do World Obstacle.
A maioria dos envolvidos em corridas de aventura não gostou de como o FISO agiu e não queria nada com eles ou com os Esportes de Obstáculos.
Um processo de consulta independente foi estabelecido após as reuniões públicas pelo ‘Grupo de Países de Trabalho de AR’, com o objetivo de alcançar TODAS as organizações de AR ativas no mundo e estabelecer um consenso genuíno sobre como avançar. Organizações de AR em 30 países participaram.
Foram apresentadas opções para a governança futura de AR, incluindo aceitar o World Obstacle. Outras opções incluíam não ter nenhum órgão governamental (status quo), buscar se juntar a órgãos governamentais de Orientação ou Triatlo, ou criar uma nova organização específica de AR.
A votação esmagadora foi por uma nova organização independente, e a IARA foi estabelecida e tem passado o último ano estabelecendo os alicerces para o futuro. É um processo lento, mas estão concluindo a validação de membros das diversas entidades governamentais nacionais de AR ao redor do mundo e anunciarão mais sobre isso em breve.
O Presidente do World Obstacle, Ian Adamson, disse nas reuniões públicas que o FISO aceitaria as decisões tomadas pela comunidade de AR e, após concluir a consulta, a IARA se reuniu com ele para solicitar que o World Obstacle retirasse qualquer reivindicação às corridas de aventura e removesse isso de seu site.
Novas cartas foram enviadas pela IARA ao World Obstacle e à UIPM, mas o World Obstacle não cumpriu e continua a fazer a falsa afirmação de ser o órgão governamental das corridas de aventura.
Posicionamento da IARA
“A International Adventure Racing Association (IARA) alerta a comunidade global de corridas de aventura que o esporte de corrida de aventura está novamente em risco de ser tomado por uma federação internacional que está desconectada e muito distante do nosso esporte. Isso não é aceitável e deve ser rejeitado por todos os países de corrida de aventura.
O Pentatlo Mundial (Union Internationale de Pentathlon Moderne, UIPM, www.uipmworld.org ) está em processo de integração com o Obstáculo Mundial ( Fédération Internationale de Sports d’Obstacles, FISO, worldobstacle.org ).
A comunidade de corrida de aventura se lembrará de que em setembro de 2020, ‘Adventure Racing’ apareceu de repente no site da World Obstacle como um subesporte sem nenhum envolvimento com a comunidade internacional de corrida de aventura. A World Obstacle continuou a alegar que representa o esporte de corrida de aventura, apesar de ter sido rejeitada pela comunidade de corrida de aventura no início de 2023. Sua alegação de representar o esporte não é apoiada pela maioria das associações nacionais estabelecidas de corrida de aventura e pela vasta maioria da comunidade global de corrida de aventura.
A World Obstacle inclui corridas de aventura com corridas de pista de obstáculos (OCR) e Ninja como ‘Obstacle Sports’, que está sendo vendida como um ‘pacote’ para a World Pentathlon nesta fusão. É assim que as corridas de aventura acabaram na definição revisada de ‘UIPM Sports’ da World Pentathlon.
Por que essas duas entidades, com conhecimento e interesse limitados no esporte, e sem apoio de órgãos nacionais de corrida de aventura, estão buscando corridas de aventura? Ninguém sabe realmente, mas parece ser nada mais do que um jogo de números, onde as corridas de aventura contribuem com números adicionais de membros e participação relatados para ambos.
Posição atual – O World Pentathlon está realizando seu Congresso anual em 16 e 17 de novembro de 2024. Uma moção (Moção EB 3) será apresentada aos delegados para incluir o esporte de corrida de aventura em uma definição revisada de ‘UIPM Sports’ junto com outros esportes de obstáculos. Esta proposta vem como parte do processo de integração entre o World Pentathlon e o World Obstacle. Referência Anexo A, Ponto 2.3
Se esta moção for aprovada, o Pentatlo Mundial efetivamente se proclamará o órgão representativo e regulador das corridas de aventura em todo o mundo.
As repercussões de tudo isso, se a moção for aprovada, provavelmente serão muito significativas para a IARA e todas as organizações nacionais de corridas de aventura, organizadores de corridas e corredores, em termos de como as corridas são organizadas e realizadas, e como o esporte se desenvolve internacionalmente.
Como Associação Internacional de Corridas de Aventura (IARA), nossa posição é:
- Rejeitar a proposta do Congresso da UIPM 2024 da Moção EB 3: ponto 2.3 que inclui o esporte de Corrida de Aventura como uma disciplina do Pentatlo Moderno.
- Rejeitar a posição da World Obstacle de que eles representam o esporte de Corrida de Aventura internacionalmente nesta fusão com o Pentatlo Moderno.
- Exigir que o esporte de corrida de aventura seja removido da definição de ‘Esportes UIPM’, bem como qualquer referência a corrida de aventura em esportes com obstáculos.
- Exigir que tanto o Pentatlo Mundial quanto o Obstáculo Mundial abandonem seu interesse em corridas de aventura e deixem que a IARA, o organismo internacional apoiado por organizações nacionais de Corridas de Aventura, represente o esporte internacionalmente.
Chamada para ação
Para que as corridas de aventura sejam excluídas do Mundial de Obstáculos e do Mundial de Pentatlo, o seguinte deve acontecer:
A World Obstacle deveria abrir mão de sua reivindicação sobre corridas de aventura, remover as corridas de aventura de seu site e apresentação para a World Pentathlon, e respeitar o fato de ter sido rejeitada pelos órgãos nacionais e pela comunidade de corridas de aventura há mais de um ano em favor da criação de sua própria Associação Internacional de Corridas de Aventura (IARA).
A World Pentathlon deve estar ciente de que foi enganada pela World Obstacle, uma organização que nunca teve o direito de oferecer a eles o esporte de corrida de aventura.
Os membros do Pentatlo Mundial devem rejeitar a inclusão de corridas de aventura na Moção EB 3 no Congresso da UIPM 2024 em meados de novembro de 2024.
A IARA está convocando todas as associações nacionais de corrida de aventura e representantes de países ativos sem estruturas nacionais de corrida de aventura para entrar em contato com os representantes nacionais do World Pentathlon (membro da UIPM) em seu país nas próximas duas semanas. Explique a situação a eles e solicite que rejeitem a inclusão de corrida de aventura na definição de ‘Esportes da UIPM’ (Moção EB 3) no Congresso da UIPM 2024 em 16 de novembro de 2024.
Também pedimos que os representantes de corridas de aventura façam contato semelhante com a organização de esportes de obstáculos (membro da World Obstacle) em seu país.
A IARA também pede a todos os entusiastas de corrida de aventura que expressem suas opiniões sobre essa situação usando canais de mídia social como mídia de corrida de aventura e grupos de discussão, bem como aqueles das organizações envolvidas. Use a hashtag #ARsaysNO.
Como corredores de aventura individuais, vocês podem assinar esta petição on-line , adicionando seu selo de rejeição desta moção.
E-mails também podem ser enviados para World Pentathlon, Sport Accord, Alliance of Independent Recognised Members of Sport (AIMS) e Comitê Olímpico Internacional (COI) com esta mensagem simples:
“Somos corredores de aventura / diretores de corrida / organização nacional de corrida de aventura e apoiamos a International Adventure Racing Association (IARA). Nós nos distanciamos da World Obstacle (FISO) e da World Pentathlon (UIPM), e rejeitamos sua reivindicação sobre corrida de aventura.”